A bad use case of Scrum
Hoje em dia, as empresas procurar organizar-se e seguir a tendência do mercado que quer cada vez mais implementar procedimentos Agile nos seus departamentos.
Mas porque que tantas empresas continuam a errar na sua implementação?
Primeiro, porque pensam que o Scrum é sobre implementação de processos. Errado, Scrum é uma filosofia e uma mentalidade que deve ser implementada na cultura de trabalho de todos os funcionários e gestores.
Não podemos assumir que o Scrum dita as regras e que irá funcionar simplesmente por seguir passo a passo o guia de implementação.
Das várias empresas que trabalhei com implementação de Scrum, o problema é basicamente transversal. As empresas querem os benefícios do Scrum mas sem mudarem realmente a sua maneira de trabalhar.
Vou dar um exemplo.
Uma empresa decidiu implementar Scrum junto dos vários departamentos de desenvolvimento e design, para melhorarem a performance da empresa, aumentar a sua produtividade e consequentemente reduzir custos de produção.
Criaram equipas, alocaram Product owners a cada produto, e alocaram o que eles chamaram de Scrum Master a cada equipa.
Na teoria as coisas apontavam para poderem funcionar, mas visto que não se trabalhou a cultura e a mentalidade de todos os participantes deste processo, o que continuou a acontecer foi uma implementação de desenvolvimento em cascata e a existência de uma certa ditadura de tempos para a criação de produtos.
Ora se o propósito de Scrum é criar micro ciclos de desenvolvimento capazes de "produtificar" algo funcional em cada sprint, não podem manter uma visão de longo prazo com necessidades de layouts completos de produtos antes de iniciar o desenvolvimento.
Outro erro foi colocarem Developers de equipas como Scrum Master dessa mesma equipa. Deviam ter-lhes chamado Team Leaders, pois essa era a sua missão, lideral a equipa e não fazer a gestão de processos e arbitrar as comunicações entre product owners e Team Members.
Por alguma razão, algumas empresas acham que por terem pessoas com títulos lhes atribuí maior valor ou maior conhecimento das suas funções. Pois bem, isso não acontece.
Se querem implementar Scrum ou algum outro método Agile, comecem devagar e com a preocupação de fazer crescer essa mentalidade em todos os membros da organização. Não partam uma aventura de desmedida proporção, querendo implementar todas as "regras" só porque é assim que estão definidas nos livros.
Contratem alguém que conheça esta realidade e que saiba como implementar e evoluir o Scrum na sua empresa.
Fã de pessoas
6 aO problema é que a forma de pensar e agir das pessoas muda mais lentamente do que os procedimentos das organizações. Se não houver um cuidado em conjugar estes dois ritmos, facilmente se instala um caos e os projetos são desenvolvidos com base em meios pressupostos, meias estratégias, demasiados intervenientes e demasiadas micro-decisões.