A importância de um RH estratégico para o desenvolvimento do negócio
Recentemente participei como palestrante em um evento com um de nossos parceiros para falarmos sobre o RH Estratégico e como, nós, profissionais de Recursos Humanos podemos contribuir com o desenvolvimento do negócio. Falamos sobre as grandes transformações que vivenciamos nos últimos anos e como essas mudanças refletiram na maneira como nos relacionamos com o mercado de trabalho.
Entre alguns dos movimentos recentes que estamos enfrentando, destacamos a importância do RH participar ativamente do planejamento corporativo, a fim de se antecipar e apoiar no crescimento das organizações. De atuar como facilitador, fortalecendo as lideranças e seus colaboradores.
Mais do que contratar e promover, o RH precisa atuar de forma integrada com as áreas de negócios
Percebemos, no nosso dia a dia, um investimento muito forte das empresas nesse modelo de RH estratégico, que engaja os times e promove ações, contribuindo com o processo de inovação.
Quando falamos no desenvolvimento de pessoas a partir do cenário que vivemos, precisamos entender que o papel do RH é fortalecer e respaldar as lideranças na construção de um ambiente aberto a trocas. A Melissa F. Lirmann, Head de Desenvolvimento de Lideranças na De Bernt, falou, em artigo, sobre essas competências do futuro e sobre como preparar os líderes para os novos desafios e tendências ainda não anunciados ou apenas previstos.
Recomendados pelo LinkedIn
Recentemente eu falei, neste artigo, sobre como profissionais e líderes devem se preparar para receber profissionais T-Shaped. Complementando essa ideia, hoje quero destacar a necessidade que os gestores de pessoas têm de enxergar os colaboradores como um capital ativo, logo, desenvolvê-los se torna um investimento para a empresa.
Um movimento interessante que temos observado é o das empresas que incentivam seus times, especialmente as lideranças, a se atualizarem enquanto aprendem coisas novas. Ao trazer o reskilling e o upskilling - duas práticas comuns para as empresas de tecnologia - para atender às suas necessidades, as empresas resolvem internamente o gap de profissionais altamente qualificados que muitas buscam no mercado.
Quando falamos em upskilling, focamos no aprimoramento dos profissionais e na forma como eles conseguem se adaptar às mudanças do mercado e dos seus papéis na empresa, aprimorando-se em áreas que dominam ou têm conhecimento. Por outro lado, o reskilling foca na requalificação, ou seja, os profissionais buscam adquirir novas competências e habilidades, tornando-se apto para novas tarefas, que inclusive podem mudar sua rota profissional.
Um RH Estratégico, que enxerga a empresa na totalidade e busca soluções para que ela se desenvolva, atingindo suas metas de negócio, precisa saber identificar internamente os potenciais líderes para orientá-los na busca por aprimoramento e requalificação com foco nas necessidades da empresa. E ele também tem que ter sensibilidade para reconhecer até onde os talentos internos podem evoluir - e quando é necessário buscar no mercado novos profissionais, com as competências necessárias para colaborar com o crescimento da empresa.
Na De Bernt, nós sabemos que fazer qualquer um desses movimentos é uma tarefa complexa, especialmente quando realizada por uma pessoa que ainda acumula as demandas do dia a dia do setor de RH. Por isso, atuamos como uma rede de consultores que podem colaborar tanto no Executive Search de profissionais que atendam às necessidades do negócio quanto na capacitação dos talentos já mapeados pelo RH para que eles possam se desenvolver e crescer com a empresa.
E na sua empresa, quais são os movimentos do RH para mapear e desenvolver os profissionais mais adequados para as necessidades do negócio? Vamos conversar nos comentários!
Talent Acquisition Senior Analyst no Mercado Livre | Contratamos pessoas para democratizar o comércio, o dinheiro e pagamentos na América Latina!
2 aAna Carolina Bastos parabéns pelo artigo . Hoje vejo o RH atuando como parceiro do negócio e apoiando a estratégia. Seu texto retrata muito bem esse RH.
Life Insurance Advisor
2 aAna Carolina Bastos seu texto contribui muito com o desenvolvimento dos negócios em qualquer segmento,, pois pessoas estaretgicas bem alinhadas e posicionadas as missões, visões e valores corporativos ou empresariais tendem a identificar muito mais oportunidades. Parabéns e obrigado por compartilhar com a gente! .