A importância de uma consultoria empresarial diagnóstica

A importância de uma consultoria empresarial diagnóstica

Em meio a tantos compromissos, reuniões, cumprimento de metas, em sua grande maioria, coordenadores, gestores, chefes, diretores acabam não tendo tempo para a avaliação ambiental e corporativa de sua própria empresa, quando não, já aboliram da organização a prática do feed back.

É certo que, o ambiente de trabalho, o investimento em pessoas que ali prestam seus serviços e compartilham de suas experiências para o bem da empresa muitas vezes passa despercebido. Um colaborador descontente faz descontente outras dezenas de colaboradores e geralmente isto não é percebido pela administração.

Uma equipe que não "vai pra frente" ou que não consegue cumprir metas é uma equipe "doente". Colaboradores descontentes não é sinônimo de colaborador ineficiente. Ele pode estar no lugar ou na equipe errada e, se diagnosticado esse déficit, ao invés de demiti-lo, ele pode ser recolocado, aproveitando assim o que há de melhor nele.

Acontece que, um coordenador, gestor, chefe, diretor e o próprio RH em sua grande maioria não percebe isso, pois, por medo de perder o emprego, o empregado acaba optando por ficar em silêncio. É daí que saem os inúmeros processos trabalhistas. É nesse campo do "ninguém sabe, ninguém percebeu" que acontece o assédio moral e tantos outros danos psíquicos.

O empregador, por sua vez, por se sentir injustiçado, acaba entrando na justiça justamente querendo uma recompensa por ter passado pela empresa e ter sofrido algum tipo de descumprimento da lei por parte até mesmo de sua chefia. Então, o processo trabalhista é por infelicidade de relacionamento e insatisfação com a função e não por achar que o "dono da empresa" "tem que pagar por isso". Quando a empresa recebe a notificação fica sem entender o porquê.

A consultoria diagnóstica existe justamente para apontar pontos positivos (que sempre podem ser potencializados) e negativos (que podem ser modificados) da gestão empresarial. Traçar uma estratégia para que talentos, muitas vezes não descobertos no processo seletivo, possam de alguma maneira somar com a atividade que o colaborador exerce. Diagnosticar a "inversão de papéis" como, um coordenador que deveria estar como chefe em outro setor. Um colaborador capacitado, com anos de "casa" que poderia ser melhor aproveitado como coordenador... e por ai vai...

diagnostico organizacional é uma atividade que a IECI executa, visando descobrir quais os pontos fortes e fracos do modelo de gestão de uma organização.

O sucesso da sua empresa ou do seu produto está nas mãos do seu cliente interno (funcionários/colaboradores). O sucesso da sua empresa está nas pessoas que ali trabalham, quando colocadas no lugar certo, quando vistas, percebidas, ouvidas.

A falência da sua empresa está nas mãos dos seus responsáveis diretos ou indiretos, pois além da sobrecarga de responsabilidades, prestações de contas, alimentação de planilhas, entrega e conclusão de atas, fechamento de folhas de pagamentos e tantos outros serviços burocráticos, a visão humana da empresa "vai pro ralo".

Empresa sem pessoas não existe e vice-versa. Assim como empresas que, por conta do sucesso e do crescimento acabam por deixarem em segundo plano a humanização de sua marca.

Daniel Silva

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos