A Importância de uma eficiente Gestão de Custos
Uma Eficiente Gestão de Custos e uma correta Análise de Rentabilidade são ferramentas primordiais em época de crise econômica. Muitas empresas tem dificuldade em sobreviver em tempo de recessão por falta de uma análise estruturadas de seus gastos.
Em economia diz-se que "Recessão é uma fase de retração geral da atividade econômica , com queda no nível de produção, queda no consumo, diminuição do poder de poupança e diminuição de investimento , além do aumento do desemprego".
Muitas empresas possuem baixo controle de seus custos e despesas e não possuem análises efetivas de custos reais x custos orçados. Essa falta de análises e de estabelecimento de estratégias comerciais considerando estas premissas de rentabilidade ou de break even é mais uma das razões para que muitas empresas não consigam organizar suas atividades de modo a focar em rentabilizar o negócio.
O primeiro passo para uma efetiva análise de rentabilidade é identificar quais são os custos fixos e variáveis da empresa.
Mas como identificar cada um deles?
Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção e ou consumo .
Exemplos:
Limpeza
Segurança
Variações na produção e no consumindo irao alterar os valores gastos mensalmente com estas despesas.
Despesas e Custos Variáveis
São aquelas que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas em um determinado período.
Exemplos:
Materia Prima
Comissões
Análise de Rentabilidade
A analise de rentabilidade baseia-se em calcular em um primeiro momento a margem variável dos produtos ou serviços prestados. Essa margem é a chamada margem de contribuição dos produtos e serviços de cada empresa.
Essa análise consiste no seguinte cálculo:
Receitas (preco de venda * quantidade de unidades vendidas e ou serviços prestados)
- (custos variáveis unitarios * quantidade de unidades vendidas e ou serviços prestados)
=Margem de contribuição
Assim chegamos na margem de contribuição da empresa, margem essa que deve ser suficiente para cobrir os custos fixos da empresa.
Margem de contribuição
- (despesas fixas)
= Lucro
Considerando estes dados básicos acima, garantimos uma primeira e efetiva análise de resultados que serve de ponto de partida para a organização de uma empresa e a garantia de resultados bem analisados e rentabilidade estruturada.