A importância do controle de temperatura no transporte de medicamentos
O controle de temperatura no transporte de medicamentos é um dos principais desafios no processo logístico. Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, cerca de 50% das vacinas produzidas em todo o mundo, chegam aos seus destinos sem condições de uso aos pacientes.
Medicamentos são produtos sensíveis às variações de umidade, luz e temperatura, que em níveis errados, podem ocasionar danos a sua estrutura, pois são fabricados com características especiais.
Responsabilidade ao transportar medicamentos
O manuseio adequado, bem como o armazenamento responsável, obedecendo aos padrões de segurança e qualidade, são premissas fundamentais em toda operação logística de medicamentos.
Erros ao longo do transporte ou mesmo a falta de estrutura em locais de armazenamento, como a falta de energia e geradores, contribuem para a perda e descarte de medicamentos.
No Brasil não existe ainda uma lei específica de regulamentação para essa finalidade de transporte. O que existe, são algumas normas e certificações, definidas pelo órgão competente, pela OMS ou mesmo, por laboratórios de pesquisa.
Manuseio e armazenamento: normas e fiscalizações existentes
A ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária é a responsável pela fiscalização deste segmento e disponibiliza aos operadores, os manuais de “Boas Práticas no Transporte de Medicamentos”.
Neste material são apresentados as ações corretas para o armazenamento correto dos produtos, que contempla orientações para o acondicionamento, movimentação e distribuição.
Recomendados pelo LinkedIn
O farmacêutico é o profissional indicado para o cumprimento das exigências e responsável por garantir a integridade dos produtos em todo processo de transporte. Este é o profissional que irá acompanhar se as condições de transporte está obedecendo aos padrões estabelecidos, dentre eles a temperatura correta. Toda a conservação dos remédios no momento do acondicionamento deles dentro do veículo deve ser orientada pelo farmacêutico. O mesmo acontece no recebimento e armazenamento.
Adequação dos veículos e embalagens
Os veículos do operador logístico devem ser adequados e adaptados para o transporte de medicamentos. O controle correto de temperatura leva em consideração a distância a ser percorrida.
Em casos de longas distâncias, a forma correta de manter a temperatura é através de embalagens específicas e qualificadas, que garantam a temperatura e integridade dos produtos durante todo o trajeto, até o destino.
É recomendado registrar a variação total da refrigeração ao longo de todo transporte. Assim, é possível controlar e corrigir as oscilações, com maior segurança, para preservar os níveis de temperatura exigidos.
Conte para nós os seus desafios, assim podemos te ajudar as soluções certas!
A FIC Company é especialista em processos de supply chain para a indústria farmacêutica. Atuamos com o fornecimento e distribuição de medicamentos, insumos e produtos da saúde, com foco em Centros de Pesquisa, Centros de Bioequivalência e CRO (Contract Research Organization).
Redação: FIC Company