A IMPORTÂNCIA DO DATA DRIVEN PARA A ESTRATÉGIA DAS EMPRESAS
É indiscutível que a tecnologia é fundamental na atualidade e em todas as segmentações e nichos do mercado. Com base no avanço tecnológico, não se pode mais ignorar a importância dos dados e da informação. Eles são um dos pontos mais importantes para uma corporação, e utilizá-los de forma adequada é o que contribui efetivamente com o desenvolvimento de uma empresa. Não se pode mais trabalhar com intuição ou suposições, sem um planejamento adequado fica mais difícil a definição e o alcance de metas, o que pode gerar prejuízos para os negócios.
Por isso, atualmente, é imprescindível pensar em softwares e tecnologias que coletem e armazenem dados e informações, e auxiliem em sua análise. É preciso contar com ferramentas de automação que sirvam de suporte para tornar o dia a dia das empresas mais simples na hora de criar estratégias.
Essa é a essência do Data Driven, que, em uma tradução livre, é a gestão orientada por dados.
Mas afinal, o que é o Data Driven?
O termo tem sua origem no conceito de ciência de dados, um método científico que utiliza processos e algoritmos para coletar e compilar dados, conhecimento e informação. A ideia é usar a inteligência artificial de Big Data (grandes volumes de dados) para entender problemas e dores, criar insights e gerar novas demandas, aprimorando sua inteligência corporativa. Ao transformar dados em soluções para o sucesso do negócio, as empresas conseguem trabalhar com planejamento, estratégia e, consequentemente, crescem muito mais rápido e alinhadas à transformação digital.
Definir estratégias com base em análise de dados coletados é uma forma de potencializar e tornar mais inteligente a tomada de decisão nos negócios. A função dos dados coletados nessas empresas é transformar informação em ação, e ações novamente em dados. Tendo isso em mãos, a empresa consegue personalizar produtos, mensagens e todo o fluxo de relacionamento com o cliente.
Como aplicar a cultura Data Driven em sua empresa?
O primeiro passo para implementar uma cultura Data Driven na empresa é investir em softwares, ferramentas e métodos que viabilizam a coleta, armazenamento, processamento e interpretação de dados brutos, que vão transformá-los em informação útil. A opção por estas ferramentas é a garantia de estar trabalhando com dados científicos, baseados em informações confiáveis e sistemas analíticos robustos e precisos.
A partir disso, é possível começar a coletar os dados, porém é preciso cuidado para fazer um levantamento de dados relevantes. Os dados coletados devem estar acessíveis sempre que necessário. Além disso, o compartilhamento é fundamental para uma tomada de decisões mais assertiva.
Um exemplo prático do uso de dados por meio de softwares é a opção por um sistema de Portal Captivo, ou Wi-Fi inteligente, que permite a coleta de dados e levantamento de informações para:
Com acesso aos dados, é possível gerar relatórios que possibilitam a geração de insights e a condução das decisões, além da orientação das equipes.
Recomendados pelo LinkedIn
Para que a implementação da cultura seja realmente efetiva, os gestores devem mostrar a importância da decisão baseada em informações e análises, e com esse processo implementado, mostrar que os resultados são mais efetivos e as metas serão atingidas com mais agilidade e eficiência.
Por que ter uma equipe especializada em análise de dados?
Para conhecer a fundo a área de atuação da empresa e definir quais dados devem ser analisados e transformados em informação.
Em uma organização é possível levantar um grande volume de dados. Cabe ao profissional Data Driven conseguir separá-los e extrair o que de fato é relevante, por isso é importante ter um pensamento analítico.
Além disso, a capacidade de comunicar-se com clareza ao preparar relatórios e apresentações aos colegas e parceiros é fundamental para que todos tenham a compreensão do que está sendo planejado e definido para a empresa.
Quais os principais benefícios pela escolha da cultura Data Driven?
Ao optar pela cultura Data Driven as empresas percebem que é possível ter mais agilidade e eficiência na tomada de decisões, previsões mais assertivas, maior adaptabilidade e reações rápidas às mudanças, redução de custos com compartilhamento de informações, além de desenvolvimento de produtos e serviços cada vez mais adequados ao seu público, fomentando inovação.
A gestão orientada por dados consegue aproveitar ao máximo os recursos disponíveis. Isso porque a análise de riscos é mais sólida e as informações coletadas contribuem para entender melhor o cenário e a concorrência.
O uso de ferramentas de gerenciamento de vídeo com inteligência artificial aliada à extração de metadados, por exemplo, pode ajudar consistentemente com a coleta e análise de informações relevantes para o negócio. Tais soluções podem examinar, por exemplo, através da identificação e extração dos metadados, o comportamento do consumidor em um ponto de varejo, fazer a contagem de pessoas em determinado local do ponto para criar um mapa de calor das áreas mais visitadas, analisar tendências de tráfego em rodovias e vias urbanas, e avaliar o rendimento de funcionários, incluindo o controle do cumprimento de suas funções diárias.
Essas informações permitem a percepção ampla do negócio e análise de quais ajustes devem ser feitos para alcançar as metas definidas.
Na DCA você encontra soluções de Wi-fi inteligente com Wispot, softwares integrados de gerenciamento de vídeo e monitoramento em nuvem da Milestone e sistemas de segurança eletrônica inteligentes da Dahua.