A importância do design e a introdução à “Assinatura da marca” na indústria automotiva
Há tempos, as montadoras vêm inovando cada vez mais no lançamento de seus produtos, trazendo novidades tecnológicas e melhorando o aspecto visual de seus veículos, a fim de os tornarem atrativos aos olhos do consumidor final, que a cada dia, fica mais exigente.
As áreas de desenvolvimento de produto têm uma parcela importante nesta etapa, desenhando as linhas mestras do que será o resultado final e fazendo as análises de viabilidade técnica e comercial.
Com isso, os projetos globais, recebem apoio e suporte de fornecedores também globais, especialistas em suas áreas de atuação, onde se colocam como “co-designers” durante o projeto, colaborando com dados específicos e detalhes sobre a melhor solução a ser aplicada.
Abaixo, alguns modelos de design frontal com formas marcantes de veículos:
Estudos da consultoria Oliver Wyman (Europa) demonstram que 25% da aparência de um novo modelo é afetada diretamente pelo sistema de iluminação (Faróis). O restante - grades, para-choques, capôs, apresentam linhas arrojadas e cada vez mais marcantes, complementando os 75% restantes. Este conjunto de fatores começa a definir uma assinatura própria da marca e do modelo.
Está aí uma introdução aos conceitos de “Brand Awareness” e “Brand Signature”...
Para exemplificar, vejam as imagens abaixo:
Apenas olhando para elas, sem que haja qualquer identificação da marca, é possível reconhecer a que modelos pertencem estes itens.
Conquistar este reconhecimento não é uma tarefa fácil e vale lembrar que cada vez mais as montadoras estão se valendo desse artifício para consolidar suas marcas e modelos neste mercado altamente competitivo.
Algumas marcas já trabalham este conceito há mais tempo e mantém certas características visuais de seus veículos de forma recorrente, apenas modernizando as linhas, de forma a manter a identidade visual e seu reconhecimento.
Um destes casos é o da montadora alemã BMW, que desde seus primeiros veículos lançados, utiliza o design de grade frontal bi-partida, obviamente adequando os desenhos aos seus novos lançamentos, sem perder sua assinatura visual mais marcante.
Notamos então uma preocupação cada vez maior das empresas em criar sua própria identidade visual, de fácil reconhecimento e que remeta uma mensagem de modernidade e confiabilidade no mercado.
Muitos destes itens contribuem também para dar maior valor agregado ao veículo, sendo utilizados como diferenciais competitivos no momento da venda. Casos como faróis de Xênon ou LED, rodas de liga leve em aros de 17´, 18´, freios ABS, entre muitos.
Fato é que a combinação destes fatores contribui para que as empresas fabricantes de automóveis conquistem e consolidem suas posições no mercado, atendendo as necessidades de seus clientes fiéis e conquistando novos “prospects” por meio de seu reconhecimento.
* Este texto retrata apenas a opinião do seu autor sobre o tema em questão, baseado em sua vivência de mercado, estudos de caso e formação acadêmica.
Especialista Seguro Garantia na GemAway Seguros | Desenvolvimento Estratégico de Negócios, Gestão de Seguros
8 mClovis, obrigado por compartilhar!
Acreditamos que aliando comprometimento, qualidade, inovação e tecnologia, somados ao trabalho em equipe, alcançamos o sucesso! De eventos nós entendemos e amamos!
9 m👏👏👏
Ajudo coaches, consultores, mentores e pequenos empresários. Juntos, criamos sistemas de vendas inteligentes. Diariamente, geramos potenciais clientes qualificados. Tudo isso com menos esforço e mais previsibilidade.
2 aExcelente, Clovis :)
Polymathic Lifestyle
6 aArtigo bem interessante, gostei da forma como abordou o tema e espero um próximo artigo com mais profundidade
Muito bom Clovis Kitahara!