A importância do Email Marketing Para o Seu Negócio
Muito se ouve falar do Email Marketing no mundo corporativo. Essa prática de comunicação não é considerada nova ou inovadora, visto que configura uma das ferramentas mais antigas de marketing digital. Mas será que esse fator faz com que ela seja menos funcional na atualidade?
Criado por volta da década de 70 pelo gerente de Marketing da Digital Equipment Corp, Gary Thuerk, o e-mail marketing apresentou excelentes resultados ao ser utilizado como forma de promover um produto, e consequentemente, vendê-lo.
Porém, no cenário atual, essa estratégia tem sua relevância muito discutida, já que o sucesso das redes sociais provocou a impressão de que as pessoas estariam utilizando menos o email e focando suas atenções exclusivamente à redes como o Instagram, Linkedin, TikTok, entre outras.
Esse pensamento, no entanto, não passa de um equívoco, uma vez que, de acordo com dados da Exacttarget, 68% dos profissionais de marketing consideram o e-mail como uma ferramenta de grande importância para os negócios.
Sendo assim, nesse artigo, você irá entender melhor sobre as utilidades e benefícios do Email Marketing, assim como aprenderá como criá-lo com excelência para alcançar o efeito desejado, além de muitas dicas imperdíveis.
Confira!
O que é o Email Marketing?
O Email Marketing nada mais é que uma estratégia que utiliza o email para criação e manutenção do relacionamento da empresa com o cliente. Ela tem por objetivo alcançar o público-alvo e despertar seu interesse pela loja, pela compra de um produto/serviço ou por qualquer outra ação que você queira que o cliente realize.
Existem maneiras diferentes de aproveitar essa ferramenta, basta que você analise qual é o objetivo do texto e qual tomada de atitude você espera do seu cliente. É interessante que você crie a mensagem de acordo com o estágio que aquelas pessoas se encontram no funil de vendas, e tenha em mente se é um público frio ou quente.
Mas atenção! É preciso ter cuidado com o conteúdo do email, atente-se para não enviar apenas anúncios e promoções. Além de existir a chance de que o email acabe indo direto para a caixa de spam, esse tipo de conteúdo costuma ser facilmente ignorado pelos leitores e tido como “forçação de barra”.
Ao invés disso, preocupe-se em fornecer informações interessantes que instiguem a curiosidade do leitor e que possam realmente ajudá-lo. Isso fará com que ele sinta confiança na sua marca facilitando a conversão de leads para clientes.
O Email Marketing Ainda é Válido nos Dias Atuais?
Como a introdução desse artigo já antecipou, o email marketing mantém sua relevância mesmo no cenário atual, onde muito do marketing digital acontece pelas redes sociais.
Para comprovar esse fato apresento aqui alguns dados que ratificam tal afirmação segundo a Hubspot, The Ultimate List of Email Marketing Stats for 2022:
E não para por aí, de acordo com o levantamento da Statista (2021), o Brasil ocupa a oitava posição no ranking de países que mais enviam e-mails, e se muita gente envia, é porque muita gente lê! Você duvida?
Um estudo realizado pela GetResponse (2021) determinou que a taxa de abertura de e-mails é de 20,39%, um percentual admirável quando o assunto é estratégia de conversão de clientes.
Agora que te provei que o email marketing está a todo vapor, vamos entender melhor sobre suas vantagens!
Quais as Vantagens do Email Marketing?
Existem inúmeras vantagens de se utilizar o email como forma de promover seu produto e criar um relacionamento com o lead/cliente.
Você já deve ter notado que muitas pessoas, ao ligar o computador para trabalhar, tem como primeira ação abrir o email, e assim permanecem com ele aberto até o final do expediente, checando-o de hora em hora.
Pois é, para muitos, o email é tido como o meio mais sério de receber informações, ao passo que encaram as redes sociais como um ambiente mais informal. Essa característica atribuída a ferramenta provoca uma maior atenção do leitor ao conteúdo da mensagem.
Além desse fator, existem muitos outros benefícios, confira os principais:
Uma das principais vantagens de se utilizar o email em ações de marketing é o alto ROI (retorno sobre investimento). Assim, utilizando das estratégias de vendas certas e criando um bom texto, é certo que você terá retorno. É por esse motivo que vale a pena investir em plataformas de gerenciamento de campanhas via email marketing.
O email marketing é um meio excelente para manter e alimentar o relacionamento com os cliente, além de ser ideal para divulgar e fortalecer sua marca para aqueles que ainda não a conhecem. Ele permite que você possa apresentar detalhadamente as soluções que sua empresa oferece, e pode ser o diferencial para influenciar no processo de compra.
O texto do email marketing pode ser criado com finalidades diferentes. Existem vários tipos de email marketing (veremos mais pra frente), isso permite que você atinja variados públicos de diferentes etapas do funil.
Existem diversas ferramentas disponíveis, algumas gratuitas, que automatizam o envio dos emails e fornecem informações estratégicas para mensuração, como quantas pessoas receberam a mensagem, quantas abriram, quantas leram e quantas clicaram nos links disponíveis.
A partir disso você consegue aperfeiçoar o conteúdo e estratégias de venda, entendendo quais são os interesses do seu público-alvo.
Esse tipo de marketing oferece um custo super acessível quando comparado a outras estratégias. E diante de sua funcionalidade vale a pena utilizar desse meio.
Mas lembre-se, para que essa estratégia te dê retorno é preciso se atentar a alguns fatores para criar um bom email marketing.
Como criar um bom email marketing?
Para criar um bom email marketing é necessário entender exatamente o que você pretende com ele.
E não caia na pegadinha do pensamento simplista de “quero aumentar minhas vendas”, todas as empresas querem aumentar suas vendas, e é para isso que servem as estratégias de Marketing.
Mas o importante aqui é entender que para aumentar sua vendas, você precisa de uma série de outras coisas: Precisa criar um relacionamento com o cliente, ou ainda, a lembrança de sua marca, precisa que ele veja o diferencial da sua empresa, que ele conheça seu site ou vá até sua loja.
Enfim, você quer que ele faça algo, quer provocar algo.
E é esse “algo” que você precisa ter em mente, o que você quer que seu cliente faça ou pense a partir daquele email?
Recomendados pelo LinkedIn
Sendo assim, aqui estão as 4 principais perguntas que você deve responder antes de criar seu email marketing:
Para quem se destina aquele email? Qual é o público que você quer atingir com aquele email? Seria seus clientes? Prospects e leads? Ou seriam pessoas que já visitaram sua loja ou site mas ainda não efetuaram a compra?
Seja ele qual for, tenha em mente que você deve ter os cuidados necessários para se conectar com ele. Fale o que eles querem ouvir e não o que você quer falar e para isso é necessário que você estude previamente as necessidades daquele público, só assim você irá captar sua atenção.
Essa pergunta está relacionada ao seu objetivo, o que você espera que aconteça depois do envio dos emails, que tipo de ação é aquela, porque você está enviando aquele email? A resposta deste tópico está relacionada ao tópico seguinte.
O que enviar? Bom, existem vários tipos de email marketing, para finalidades diferentes, alguns destinados para venda direta, outros para atualizações, existem aqueles para comemorações, entre outros.
É aí que entram os formatos de email marketing, entenda quais são os 5 principais:
Newsletter
Formato destinado para aqueles clientes que se cadastraram para receber notícias, ou seja, clientes que já esperam pelo seu envio e que já possuem interesse na sua marca.
Esse tipo de email tem o propósito de informar sobre novidades e atualizações do seu negócio ou do nicho que ele está inserido. Perfeito para posicionamento de marca e aumento de tráfego destinado ao site da empresa.
Email Promocional
Os emails promocionais são de grande valia para atrair novos clientes. Esse tipo de campanha tem por objetivo gerar conversões, desse modo, é preciso que você se atente a utilização de frases chamativas e a um assunto impactante. E claro, segmente bem seu público, foque nos leads.
Email para datas especiais
Esse tipo de campanha é designado para aproveitar as festividades do ano para atrair leads, usando promoções que chamem a atenção. É importante que elas não sejam genéricas e óbvias, o quão mais criativas, melhor.
Para além de eventos gerais, como Natal, dia das mães e dos pais, dia das crianças, Black Friday, etc, é possível realizar ofertas mais pessoais, como ofertas de aniversário do cliente. Essa tática é um ótimo método para fidelizar clientes.
Convite
De maneira um tanto quanto óbvia, esse tipo de email tem como meta convidar o lead ou cliente a realizar uma ação. Seja ela verificar o site, seguir suas redes sociais, participar de um sorteio, conhecer os cursos ofertados pela empresa, entre outros.
Lembre-se de escolher uma só CTA (Call to Action ou Chamada Para Ação) para que seu cliente realize, caso contrário ele ficará confuso e terá menos chance de realmente o fazer.
Remarketing
Focado para aqueles leads que já demonstraram interesse mas não fecharam a venda, ou para clientes inativos. Esse tipo de email terá como objetivo relembrar tal público da sua marca e convencê-los (de maneira sútil) a se tornarem ativos.
Desse modo, é interessante fazer uma oferta irrecusável ou até mesmo trabalhar com argumentos para que aqueles leads ou clientes se convençam de voltar à atividade.
Seja aberto com eles, pergunte que tipo de conteúdo ele gostaria de receber e conheça suas necessidades!
Para que haja uma frequência interessante no envio de emails é importante que haja planejamento! Portanto, utilizando ou não ferramentas de automatização, é relevante a criação de um calendário de envio.
A quantidade de envios necessário para obter bons resultados varia de público para público, mas não é vantajoso lotar a caixa de entrada do seu cliente. Com o tempo você entenderá o que mais funciona para sua empresa.
Como evitar que ele afete negativamente o relacionamento com o lead?
Essa estratégia pode funcionar de maneira negativa caso você não se atente para alguns detalhes.
Por isso aqui estão algumas ações para que você não faça na hora de enviar seus emails:
Ferramentas de email marketing
O email marketing funciona, assim como qualquer outra estratégia de Marketing. Mas também, assim como qualquer estratégia de Marketing o seu negócio precisa estar alinhado aos objetivos do negócio.
E mais importante de tudo, toda e qualquer ferramenta que você decidir utilizar precisa dar meios para verificar a eficiência e eficácia da sua ação. Por isso quero apresentar a você o Active Campaign, a plataforma de e-mail marketing que utilizamos aqui na Honoss e para os nossos clientes.
Além de ter uma ótima segmentação, controle, páginas e inteligência estratégica. A Active fornece uma robusta forma de monitorar o seu público-alvo, por exemplo, se tiver um site, página de vendas ou captação. É possível rastrear as pessoas que interagiram com determinadas páginas ou partes delas (Clicou em algum botão, assistiu a um determinado vídeo e etc) e enviar e-mail para elas, claro se elas estiverem em sua base.
Imagina alguém assistir um vídeo e receber um e-mail perguntando se gostou? Ou acessar uma página e receber uma oferta exclusiva sobre o conteúdo que consumiu? Isso é uma estratégia!