Importância do Inventário
Como a informatização dos processos que vão desde a escolha do produto até a entrega no cliente estão cada vez mais avançados e rápidos, o rápido atendimento na entrega dos produtos aos nossos clientes, sejam eles internos ou externos também precisam ser ágeis, e para isso o inventário precisa estar correto para o pronto atendimento dos pedidos.
Quando uma empresa trabalha com manufatura (trabalham com estoques tanto de matérias primas, quanto de produtos finalizados) é sempre interessante ter estes dados atualizados e com fácil acesso, pois os números dos estoques variam diariamente e constantemente.
E para que isto aconteça de fato, precisamos ter um Controle de Estoque com boa Acuracidade, e uma das ferramentas para obtermos isso e facilitando esta organização, é fazendo um inventário nos estoques da nossa empresa.
O inventário de uma empresa de manufatura, por exemplo, pode ser dividido em alguns módulos:
a-Inventário do Estoque de Matéria Prima: Módulo do inventário atualizado com os dados das quantidades, valores e descrição de todas as matérias primas armazenadas pertencentes a empresa.
b-Inventário do Material em Processo: Material em processo é toda e qualquer matéria prima que já entrou na linha de produção e que atualmente está sendo convertida em outros produtos mais complexos, para tornar o inventário mais preciso, também é interessante contabilizar este material.
c-Inventário dos Produtos Finais: Módulo do inventário onde estão registrados todos os dados relativos aos produtos finais que já estão acabados e que estão estocados esperando para serem vendidos.
A principal característica de um bom inventário são os detalhes. Quanto mais minucioso e mais preciso for um inventário, melhor ele cumpre o seu papel. É sempre interessante que o inventário contenha além do nome dos itens e da sua quantidade, também uma boa descrição destes itens.
Qual é a importância do inventário na gestão de estoques?
a- Redução das perdas
Ao quantificar exatamente quantos produtos há em seu estoque, a empresa evita comprar matéria-prima de forma excessiva, já que os pedidos aos fornecedores são feitos de acordo com a demanda.
Além disso, com o inventário em dia, é possível descobrir extravios, furtos e obsolescências e trabalhar para evitá-los.
b- Melhora do atendimento ao cliente
Ao saber exatamente quais produtos estão disponíveis no estoque, o vendedor otimiza as vendas e aumenta a credibilidade com os clientes.
c- Cumprimento da legislação
Inconsistências entre o inventário físico e o contábil podem fazer com que sua empresa seja autuada pelo FISCO.
O inventário de estoque pode ser:
Inventário Anual: Ao final de cada exercício fiscal, a legislação obriga as empresas a inventariar todos os itens armazenados em todos os endereços localizados no centro de distribuição ou armazém, e essas quantidades devem ser confrontadas com o saldo lógico para que se verifique a acuracidade do inventário. Esse procedimento é chamado de inventário geral ou físico.
Para a realização de um inventário completo, literalmente fecham-se as portas da empresa durante o período pré-determinado, que além do ônus de perder dias de atendimento a clientes, destacam-se o desgaste físico da equipe de contagem, o custo de horas extras e adicional noturno, bem como a falta de qualidade nas contagens do último dia, decorrente da pressa para finalização e/ou do cansaço.
Resumo da ópera: inventário geral anual é custoso, cansativo e pode não ser tão eficiente.
Inventário Rotativo: é o processo de recontagem física e contínua de todo estoque, é necessário que essa contagem tenha uma cadência pré-determinada, por exemplo, diário, semanal ou mensal de forma organizada em ciclos de acordo com a demanda dos produtos de um negócio ou até mesmo de um setor de produtos pré-determinados. Para nos ajudar nesta classificação ou cadência de contagens, podemos usar a “CURVA ABC” (é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto
O inventário rotativo busca simplificar esse processo e aumenta a precisão de estoques, que quando é realizada essa recontagem de forma programada e periódica é possível identificar e resolver de forma sistemática e eficaz problemas de avaria de produtos em má conservação ou até mesmo danificados, fica mais fácil manter o controle do que entra e do que saí, e a medida que os erros vão sendo encontrados os erros vão sendo corrigidos.
No meu próximo artigo estarei fornecendo dicas de como preparar um inventário na sua empresa, indústria ou comércio.
Comente abaixo suas experiências, sejam elas positivas ou negativas sobre a importância do inventário na sua empresa.
Para maiores detalhes ou dúvidas, me coloco à disposição