A importância do "Primum non nocere"
Este é um dos mais importantes princípios de Hipócrates, o Pai da Medicina. Em alusão a ele, nós juramos, ao receber o grau de médicos, o compromisso de ser um aliado do ser humano. “Primum non nocere” é o princípio da não-maleficência, que traduz em três pequenas palavras aspectos profundamente éticos, morais, científicos e humanos.
“Primeiramente, não faça nenhum mal.”
O médico deve ter a certeza de que sua prescrição, antes de tudo, não prejudicará o paciente, não será nociva, não fará nenhum mal. E se o fizer, que seja um mal possivelmente esperado, como um efeito adverso já conhecido ou um processo alérgico.
Médico é um ser humano; ele erra. O médico humilde sabe que pode cometer erros e é capaz de reconhecê-los. Mas o bom médico, além disso, consegue discernir os erros que nunca mais serão cometidos por ele.
Isso vale para qualquer profissional, especialmente da saúde. E o meu conselho para quem está começando é: Não deixe que o dinheiro (e não o dom de ser um bom profissional) passe a guiar sua carreira. Viva a Medicina com ciência, arte e paixão pela vida. Assim, mesmo que surjam eventuais adversidades, você se sentirá realizado. Primum non nocere !!