A importância do Rádio na emancipação do Tocantins
A criação do Tocantins se mistura com a história do rádio no estado.
Nos primórdios, as Rádios Postes foram o embrião, funcionavam sem a documentação exigida pelo DENTEL, a exemplo da Rádio Difusora do Tocantins, na cidade de Porto Nacional.
Estas rádios eram instaladas nos postes de energia e seus alto-falantes divulgavam recados, anúncios e músicas nos pontos em que os equipamentos eram instalados.
O Grupo Jaime Câmara, recebeu a primeira concessão no norte de Goiás, atual estado do Tocantins. A Rádio Araguaia AM, entrou no ar em 05 de abril de 1979 na cidade de Araguaína.
Em 1988, o Grupo Jaime Câmara lançou a primeira emissora FM, a Rádio Araguaia FM.
A história do início das transmissões radiofônicas no norte goiano, se confunde com a história do estado do Tocantins. As primeiras concessões foram outorgadas à políticos, o então deputado federal goiano Siqueira Campos, recebeu várias emissoras em diferentes cidades do norte goiano, região atual do estado do Tocantins.
Pelos microfones das Rádios, Siqueira Campos e outros políticos falavam em nome da emancipação do norte goiano.
A Rádio Independência do Tocantins a RIT FM, fundada em 1978 pelo deputado Antônio Aires Totó Cavalcante, sofreu duras perseguições políticas em função da sua programação em defesa da emancipação.
Com a promulgação da atual Constituição brasileira em 1988, ficou determinada a criação do estado do Tocantins, com a definição da capital provisória em Miracema do Norte.
Na ocasião o Grupo Jaime Câmara envia, de Goiânia, edital divulgado pela Rádio Cultura de Miracema com o seguinte teor, “Cidadãos de Miracema do Norte o Grupo Jaime Câmara cumprimenta você pela realização do secular sonho do povo tocantinense. Agora somos a capital do estado do Tocantins”.
Gerente de Compras | Supply Chain Management l Head Procurement l Strategic Sourcing l Negociação| Gerente de Logística | Distribuição | Gerente de Suprimentos | Head de Compras l Suprimentos l Gerente de Operações l
2 aParabéns pelo texto Paulo Ricardo Caragelasco Sucesso aí no Tocantins