A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO CORPORATIVO
Toda empresa que busca crescer e ser bem sucedida além de captar recursos humanos, é necessário ter estratégia, aplicação de treinamento e desenvolvimento de pessoas sendo possível o alvo ser cargo estratégico ou operacional.
O treinamento tem como objetivo levar os colaboradores ao aprendizado otimizando habilidades para determinado cargo ou função.
Portanto, é responsabilidade do departamento de Recursos Humanos definir qual modelo será mais interessante de treinamento corporativo para sua empresa em determinada situação.
PARA ISTO É NECESSÁRIO ALGUMAS ETAPAS
- Programação;
- Organização;
- Implantação;
- Avaliação.
Com treinamento a tendência é impulsionar a eficiência, aumentar a produtividade e consequentemente elevar os níveis de qualidade que evitarão o retrabalho.
Os resultados podem ser visto a curto prazo e são satisfatórios, permite a evolução do cooperador na função que encontra, desperta a pro atividade, empatia e criatividade e segurança de que a tarefa será executada da forma correta.
VOCÊ PODE ELABORAR VARIAS MODALIDADES DE TREINAMENTOS
- Presencial;
- A distância;
- Em serviço.
Hoje em dia com avanço da tecnologia muitas empresas estão cada vez mais apostando em ferramentas como a educação corporativa, incluindo pequenos cursos à distância e jogos corporativos para estimular o conhecimento empresarial. Estes podem ser disponibilizados tanto em apostilas, Slides com o conteúdo ou em vídeo aulas.
A maneira mais eficaz de saber se os colaboradores estão aprendendo é ao final de cada módulo, aplicar testes para avaliar se está qualificado naquele assunto.
Ele precisa perceber a importância de participar das atividades propostas pela empresa, e que irá agregar um diferencial para a empresa e para o próprio funcionário.
E, quando não presencial, pode ser feito a partir de uma plataforma de educação corporativa EAD ”Ensino a distância” existem plataformas que fazem isso com perfeição, com menu intuitivo e fácil de usar, vale a pena investir.
Independente da forma adotada é certo que uma equipe mais qualificada irá impactar diretamente os resultados trazendo auto nível de excelência, sem falar que poderá qualificar um número maior de funcionários em menor tempo.
Essa capacitação pode ser de natureza técnica ou comportamental, além de ter diversas finalidades a serem abordadas.
- Pode visar melhoramento da comunicação interpessoal das equipes;
- Apenas para atualização profissional;
- Podem ser para ensinar novas habilidades;
- O aprendizado de novas ferramentas que serão inseridas na rotina de trabalho.
BENEFÍCIOS CORPORATIVOS NA EQUIPE
- Sentirão inseridos na cultura da empresa;
- Auxilia no comportamento organizacional;
- Incentiva diálogo e criatividade;
- Alavanca a produtividade;
- E auxilia na retenção de funcionário.
Com isto, é certo que a auto motivação melhora, pois percebem que a empresa está apostando e investindo neles e consequentemente a qualidade da mão de obra e das tarefas tendem aumentar e o alinhamento das competências torna-se automático e os colaboradores irão sentir-se valorizados, além de desenvolver habilidades que permitam melhorar e otimizar processos gerando uma equipe de alta performance.
Seus colaboradores passam a perceber a sua importância para a organização em que trabalha, encarando a oportunidade como uma chance de crescer profissionalmente.
ORIENTAÇÃO PARA CONTEÚDO DE TÉCNICAS DE TREINAMENTO
- Técnicas de leitura;
- Recursos áudio visuais;
- Instrução programada.
ORIENTAÇÕES PARA PROCESSO
- Simulações;
- Treinamento de sensitividade;
- Treinamento de grupos específicos;
- Dinâmicas de grupos.
Podendo ser Mistas
- Conferências;
- Estudo de casos;
- Jogos;
- On-the-jobs .
Bem, nesta etapa terá os que não se interessaram no conhecimento, não arrumaram tempo, isto significa que não estão na visão e que não se adaptam a cultura da empresa, possivelmente a tendência é se demitirem.
Mas com uma gestão madura é possível despertar neles o interesse, apesar de achar que a auto motivação é intrínseca, o gestor pode tentar, mas eu não abriria mão de ninguém sem antes tentar.
Sou gestora de qualidade e não poderia deixar de mencionar que o treinamento também é uma ferramenta importante na qualidade, pois qualidade não são somente processos, certificações e normas, qualidade também envolve gestão de pessoas.
Fica a dica.
Gostou do que leu? Deixe seu comentário abaixo, gostaria de saber sua opinião!
Gratidão pela participação.
Gestora de Comunicação | Assessora de Imprensa | Produtora de Conteúdo
5 aMuito bom o conteúdo. Isso vem de encontro com a palestra que assisti em que o palestrante dizia que quem quiser se manter no mercado precisará estudar, estudar e estudar. Então vamos aos estudos e ao compartilhamento de conhecimento. Parabéns.
Agente - Sicoob
5 aMarines Fernandes, exclelente seu artigo e essa ideia de impulsionar é extremamente importante. Os treinamentos no qual se refere serve inclusive para descobrir um talento dentro da própria organização que daria um show em outra área/função.
Desperte o líder que há em você. Atuo na construção de equipes mais engajadas e resilientes, preparando-as para os desafios do futuro. Liderança com propósito.
5 aPerfeito o seu artigo Marines Fernandes. Eu só acrescentaria que após o treinamento a empresa mantenha um acompanhamento para avaliar o quanto do aprendizado está sendo aplicado no dia a dia dos funcionários. E que esse aprendizado e sua aplicação seja avaliado periodicamente através de avaliações de desempenho. Do contrário muitos colaboradores tendem a não aplicar aquilo que aprenderam.