[Impotência Adquirida] Como Diagnosticá-la e Como Superá-la.
TEMPO APROXIMADO DE LEITURA: 2:11
Direto ao ponto meus amigos...
Dr. Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, passou mais de 25 anos estudando o fenômeno que denominou de"impotência adquirida". Depois de entrevistar e analisar milhares de pessoas, ele concluiu que mais de 85% da população sofre de impotência adquirida de alguma forma ou em algum grau.
As pessoas que sofrem de impotência adquirida sentem-se incapazes de alcançar seus objetivos ou melhorar suas vidas. A manifestação mais comum de impotência adquirida está contida nas palavras "Não consigo". Sempre que uma oportunidade, uma possibilidade ou uma nova meta é apresentada às vítimas da impotência adquirida, elas imediatamente respondem dizendo "Não posso ou não consigo". Passam, então, a enumerar todos os motivos e histórias pelos quais determinadas metas, objetivo ou melhoria não é possível para elas.
"Não consigo progredir na minha carreira. Não consigo um emprego melhor. Não consigo separar um tempo para estudar. Não consigo poupar dinheiro. Não consigo perder peso. Não consigo abrir um negócio próprio. Não consigo abrir um segundo negócio. Não consigo mudar ou melhorar meus relacionamentos. Não consigo controlar meu tempo."
Seja qual for a situação, essas pessoas sempre apresentam um motivo autosabotador que imediatamente freia e anula todo seu potencial. Elas interpõem um acordo com elas mesmas, que cancela qualquer tentativa ou desejo de estabelecer um novo objetivo ou de mudar as coisas de algum modo.
Desaprendendo a impotência adquirida
A impotência adquirida costuma ser causada por críticas destrutivas na infância, experiências negativas durante o crescimento e fracassos vivenciados na idade adulta. A maneira de superar esta tendência natural é estabelecer pequenas metas e objetivos, fazer pequenos planos e trabalhar neles de maneia gradual. Dessa forma, você vai, aos poucos, adquirindo mais coragem e confiança, como se estivesse desenvolvendo um músculo.
À medida que se torna mais confiante em você e em sua capacidade, você pode estabelecer metas e objetivos ainda mais ambiciosos. Com o tempo, seus medos, insegurança e suas dúvidas diminuem, e sua coragem e sua autoconfiança aumentam, tornando-se a força dominante em seu pensamento.
Finalmente, a regra dos 80/20 de Paretos também se aplica às limitações que se interpõem entre você e seus objetivos. Como consultor pessoal experiente posso lhe afirmar com segurança que: 80% das suas limitações estão dentro de você. Somente 20% das limitações que você enfrenta estão do lado de fora, apresentadas como outras pessoas e situações. Formulando de outra maneira: é você o principal obstáculo. Assim como é você o principal antídoto que determina a velocidade em que alcança qualquer meta ou objetivo que tenha estabelecido para si mesmo ou para sua empresa.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Ações:
1: Faça uma lista de todos os objetivos que você deseja realizar em 6 meses, 1 ano, 2 anos e 5 anos.
2: Faça uma lista de todas as dificuldades e limitações (EXTERNAS E INTERNAS) que lhe impedem de ter progresso com seus objetivos.
3: Comece pelos mais fáceis. Faça uma lista das limitações e obstáculos mais simples e fáceis a serem batidos. Não se preocupe com o tamanho da escadaria, Apenas foque no degrau a sua frente.
Conforme você derruba os pequenos obstáculos, você vai adquirindo mais autoconfiança e outros recursos vão aparecendo para lhe auxiliar. Como dizia Napoleão Hill
"Não espere pelas condições perfeitas. Comece de onde estive e com as ferramentas que tiver em mãos. As melhores ferramentas você encontrará ao longo do caminho".
Espero ter contribuído!
Forte abraço!
Fique com DEUS!
---------------------------------------------------------------------
É hora de acreditar em você novamente.
É hora de se concentrar em seus pontos fortes e não em suas fraquezas.
É hora de você lembrar o quão longe você já chegou.
É hora de se dar uma pausa, e se reconectar com você mesmo.
É a sua hora.
Estamos juntos nessa caminhada!
P.S. Anderson Maia
--
Att;
Anderson Maia | Consultor Pessoal Empresarial
Ansiedade | Autogestão | Autoconfiança | Resiliência
Fone: 047 3232-0089 | 047 9191-1401
E-mail: andersonmaia@seniorcoaching.net
For More Info: www.seniorcoaching.net