INÚTEU... A GENTE SOMOS INÚTEU...

INÚTEU... A GENTE SOMOS INÚTEU...

MEU ARTIGO DESTA SEMANA NO PROPMARK

“Inúteu, a gente somos inúteu...”  ROGER MOREIRA

 

1 - QUANDO O SER HUMANO É DETALHE

 Leio no ESTADÃO a cobertura da FUTURECOM, que, segundo o jornal, “um dos principais encontros de tecnologia da América Latina, que ocorreu no EXPO SÃO PAULO”, e que teve a participação de pelo menos 33 mil pessoas...

 Um sucesso de patrocinadores. 8 PREMIUM, 4 DIAMOND, 36 MASTERS, e mais de 100 STANDARDS. Sintetizando, sucesso de público e de renda. Pena que tenham se esquecido do SER HUMANO.

 A síntese da matéria traduz a miopia cruel que tomou conta dos entusiasmados:

“Na Futurecom, executivos dizem que empresas têm de orientar trabalhadores para conseguir mais benefícios de ferramentas”. E concluem, “Sozinha, inteligência artificial não faz milagre...”

 Sem a menor dúvida a IA é uma conquista monumental. Que vai mudar para melhor a história da civilização. Mas antes, irá, ou melhor, já está provocando a maior sangria de todos os tempos nos empregos.

 Tudo o que os iludidos e insensíveis ou tolos fazem até agora, é celebrar a fantástica conquista, esquecendo-se dos milhões de empregos que estão sendo destruídos, e onde brevemente, muito brevemente, irá, também, e inexoravelmente, destruir os dos iludidos...

 Olhando a distância, e me atendo aos comentários em diferentes publicações e plataformas, e a matéria do Estadão, todos mais que eufóricos, com milhões de cadáveres potenciais do lado. Não me lembro de ter lido ou ouvido uma única manifestação das providências sociais urgentes para – já que não dá mais para evitar -, atenuar a tragédia. Todos mais que eufóricos na festa, sem se darem conta que a cada novo dia o salão vai ficando vazio...

 E a matéria começa de forma deplorável, pra não dizer ingênua, “A inteligência artificial talvez tire o emprego de alguns profissionais...” Repetindo, amigos, considerando a obviedade da situação que só insensíveis e idiotas de todo o gênero não registram.

 A INTELIGENCIA ARTIFICIAL é uma conquista monumental da humanidade. Mas que, e como todas as conquistas dessa dimensão, tem que ser ministrada com sensibilidade e parcimônia. Para não matar de vez os maiores beneficiados, nós, habitantes da terra. Mas, neste momento de euforia, todos só querem se divertir, ignorando os milhares, hoje, e milhões, amanhã, tombando ao seu lado. A tecnologia em si é fria, gelada, insensível.

E nós?

 2 - FINALMENTE, INÚTEU...

 Na canção do ULTRAJE A RIGOR de anos atrás a afirmação, quase constatação, que, “a gente somos inúteu”. No meio tempo veio DOMENICO DEMASI com sua tese do ÓCIO CRIATIVO – não um comportamento negativo, mas uma oportunidade para o estímulo da criatividade. Agora vivemos perplexos e procurando entender e descobrir nosso papel com a tempestade devastadora, permanente e ininterrupta da INTELIGENCIA ARTIFICIAL.

 E para agregar mais condimento a nossas reflexões, sobre o que nos espera, ou resta para nós, a descoberta por cientistas de um suplemento que ativa o metabolismo correspondente a uma corrida de 10 quilômetros. Você faz 10 quilômetros todos os dias, sem tirar a bunda da cadeira.

Cientistas da UNIVERSIDADE DA DINAMARCA desenvolveram uma molécula que reproduz os efeitos metabólicos positivos para a saúde no corpo humano decorrentes das atividades físicas... Ou seja, correremos absurdamente sem precisarmos saír do lugar...

 THOMAS POULSEN, um dos autores do estudo e descoberta, explica, “Desenvolvemos uma molécula que pode imitar a resposta metabólica natural do corpo ao exercício intenso e ao jejum. Na prática, a molécula coloca o corpo em um estado metabólico correspondente a correr dez quilômetros em alta velocidade com o estômago vazio...”

 É isso amigos, Inteligência artificial, correr sem sair do lugar, ócio criativo...

 Somos, ou não, “inuteu...”?

Muita sabedoria reunida num texto só

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos