ERA DA PRODUÇÃO INTELIGENTE

ERA DA PRODUÇÃO INTELIGENTE

Cunhado pela primeira vez em 2011 pelo governo alemão como parte de sua iniciativa para promover a digitalização da produção industrial, a Indústria 4.0 é caracterizada pela integração, cada vez maior, de tecnologias digitais avançadas como a internet das coisas (IoT), a inteligência artificial (IA), a computação em nuvem e a robótica, para aumentar a eficiência, a flexibilidade e a personalização da produção.

Um dos grandes equívocos que cometemos ao tratarmos deste assunto é considerar que a Indústria 4.0 é um marco na linha do tempo. Na sua plenitude, ela ainda é uma visão, que deverá se concluir nos próximos 15, 20 anos. Entretanto, não podemos negar que a tecnologia desenvolvida ao longo da última década poderia trazer, se embarcada nas indústrias, resultados expressivos o suficiente para nos descolarmos da Indústria 3.0.

Uma ideia consolidada da visão de todo potencial da Indústria 4.0 pode ser obtida através do Centro de Pesquisa Alemão da Inteligência Artificial (DFKI), um dos maiores institutos de pesquisa por contrato sem fins lucrativos do mundo para tecnologia de software baseada em métodos de inteligência artificial. Neste local, que pode ser considerado praticamente um laboratório da Indústria 4.0, estão sendo realizados diversos estudos e desenvolvimento de tecnologias em parceria com a Siemens , empresa líder em automação industrial e software, para viabilizar todo o potencial e mapear os principais impactos deste conceito no mercado, transformando o processo de manufatura de automatizado para inteligente. Entre os pontos mais relevantes deste estudo podemos citar:

Customização em massa: produção personalizada em massa, capacidade de produzir produtos altamente personalizados em grande escala.

Aumento da segurança operacional: uso de sensores, câmeras inteligentes que permitem a identificação e mapeamento de zona de risco com controle de acessos faciais, entre outras tecnologias, para monitorar as condições de trabalho e prever possíveis riscos.

Mudanças na cadeia de suprimentos: gerenciada de forma mais eficiente, permite que as empresas monitorem os estoques em tempo real e prevejam a demanda futura com maior precisão. Além disso, a produção sob demanda pode levar a um estoque reduzido e a uma redução nos custos de armazenamento.

Atualmente, podemos considerar algumas referências no cenário nacional que estão se destacando por sua capacidade de inovar e utilizar tecnologias avançadas para melhorar a eficiência e a sustentabilidade de suas operações. São elas:

Embraer

A empresa de aviação tem investido fortemente em tecnologias, como a impressão 3D e a realidade virtual, para melhorar a eficiência e a qualidade de seus produtos. Em sua fábrica em São José dos Campos (SP), a Embraer utiliza impressoras 3D para fabricar peças complexas, reduzindo o tempo e os custos de produção. Além disso, utiliza realidade virtual para treinar seus funcionários em operações de montagem e manutenção de aeronaves.

Natura

A empresa de cosméticos tem utilizado tecnologias como a inteligência artificial e a Internet das Coisas para melhorar a eficiência de suas operações e reduzir o impacto ambiental de seus produtos. Em sua fábrica em Cajamar (SP), a Natura utiliza sensores em máquinas e equipamentos para coletar dados em tempo real e, assim, identificar possíveis falhas e otimizar a manutenção preventiva. Além disso, tem investido em soluções de embalagens sustentáveis, como a utilização de plástico reciclado e bioplásticos.

Vale

A empresa de mineração tem investido na automação e na inteligência artificial para melhorar a eficiência e a segurança de suas operações. Em sua mina de Brucutu (MG), a Vale utiliza caminhões autônomos para transportar minério, reduzindo o tempo de operação e aumentando a segurança dos funcionários. Além disso, utiliza sistemas de inteligência artificial para prever possíveis falhas em equipamentos, reduzindo o tempo de manutenção e aumentando a disponibilidade dos ativos.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este?

Me siga no LinkedIn e no Instagram. Será um prazer ter você como seguidor e mais um contato no meu network.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Leandro Brandão

CEO e Founder da B. Soluções Criativas, atuo há mais de 16 anos como agente de mudança para empresas de grande porte, em diversos segmentos ao redor do mundo, desenvolvendo, capacitando e implementando as melhores práticas de gestão e desenvolvimento de lideranças, com foco em inovação, criatividade, produtividade e geração de valor para o negócio.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos