Indicação de clientes: uma poderosa ferramenta para empresas.
Vamos começar conceitualmente, o que é uma indicação de cliente? As vendas por indicação são um método que consiste em obter novas vendas por indicações feitas pelos seus parceiros e ou consultores comerciais.
Um consultor ao fazer uma indicação espera que a empresa parceira entregue o serviço com qualidade, pois não é só a reputação da empresa que estará em jogo, e sim o nome dele também. Por conta disso, as indicações não poderão ser tratadas ou feitas de qualquer maneira.
Dentre os principais benefícios de investir nesse modelo: Redução de Custo de Aquisição de Clientes (CAC); Retenção dos clientes e aumento na taxa de conversão.
O modelo de indicação dá resultados, porque além de ser gerado pela confiança é totalmente direcionado ao público-alvo da empresa. Mas é importante alinhar alguns pontos:
1. Definir regras para o modelo de indicação clientes. Algumas perguntas devem ser feitas, como: qual o ganho do modelo? modo da operação no dia a dia? métricas e avaliações? recompensa comercial? forma de pagamento? participação da venda? acompanhamento da entrega do serviço? ...
2. Estabeleça a minuta contratual entre as partes – as contrapartidas. Principalmente, cláusulas sobre recorrência na operação de vendas, novas vendas aos Terceiros Interessados, durante toda a vigência do contrato firmado com Terceiros Interessados e suas renovações.
3. Gestão das vendas. Importante estabelecer relatórios mensais.
4. Estabeleça meta de crescimento anual.
O processo precisa ser simples e fácil. Muito importante a confiança e a comunicação entre as partes, mudar as regras no meio do jogo, não é legal!
Como eu disse no início, o modelo de Indicação de clientes é uma poderosa ferramenta para aumentar as vendas e gerar bons resultados.