Influência e motivação nas organizações
A motivação de um indivíduo está claramente ligada aos seus sentimentos e realizações pessoais e profissionais. Por isso, para sentir-se sempre motivado ele precisa constantemente de novos desafios.
Dentro de uma organização, é papel do líder identificar o que motiva cada membro de sua equipe, a fim de mantê-los empenhados e, assim, construir um grupo de alta performance. Mas como descobrir o que impulsiona o desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador? Bem, algumas atitudes podem ajudar o líder nessa tarefa.
Enxergar o funcionário como indivíduo
Cada pessoa é um ser único que possui deferentes necessidades. Sendo assim, é preciso compreender que o trabalhador tem seu comportamento pautado por sentimentos distintos que podem ser estimulados por fatores externos.
Reconhecer grandes feitos
O reconhecimento é uma maneira muito positiva de motivar um profissional. Um elogio é capaz de estimular até mesmo os mais desmotivados e amplia a perspectiva de resultados ainda melhores. A prática constante de feedbacks é muito válida para mostrar esse reconhecimento.
Oferecer oportunidades de aprendizado
A possibilidade de aperfeiçoar a formação com o objetivo de crescer dentro da empresa é uma ótima alternativa para incentivar o profissional a permanecer empenhado no emprego.
Fazer o funcionário sentir-se parte da equipe
Reconhecer-se como membro do grupo é fundamental para o bom desenvolvimento do colaborador. Deixe claro que o papel dele é importante para o crescimento da empresa.
Oferecer conforto e segurança
Esses dois fatores são fundamentais para a estimulação da equipe. Oferecer um banco de horas informal para uma tarefa que irá demandar mais tempo, por exemplo, é uma maneira de recompensar os funcionários e de reconhecer o empenho adicional do grupo.
Estimular a participação
Solicitar novas ideias para solucionar problemas e para melhorar o trabalho dentro da empresa é uma maneira eficiente de conseguir um ambiente mais harmônico e motivador. Afinal, o trabalhador se sentirá mais comprometido com a organização ao ver que suas opiniões são respeitadas e até adotadas.
Todas essas atitudes contribuem para o melhor desempenho de cada profissional e para o crescimento da empresa como um todo. Além disso, essa convivência mais próxima não é benéfica apenas para os colaboradores. Na verdade, essa experiência também é vantajosa para o líder, que tem a chance de ampliar seus conhecimentos sobre o comportamento humano e de aprimorar sua habilidade de liderança.
fonte: www.sbcoaching.com.br
Doutor em Administração/Gestão de Projetos / Consultor associado Digital & Change
9 aMuito bom !!