Influência profunda
Todas as coisas no mundo se encontram entrelaçadas, interdependentes e vinculadas. Dentro do todo tem a parte e dentro da parte tem o todo. É impossível conhecer a parte sem conhecer o todo. O todo influencia a parte e esta influencia o todo. Este é o conceito que Edgar Morin nos apresenta sobre complexidade, que é o pensamento que liga o conhecimento das partes ao todo e o conhecimento do todo ao das partes. Cada um de nós é um indivíduo, mas também parte de um todo. O todo existe dentro de cada indivíduo, e dentro de cada indivíduo existe o todo. Cada um de nós contém todas as qualidades, todas as emoções, todas as informações e todas as possibilidades que tem no todo.
Líderes e gestores bem sucedidos sabem muito bem desta lei. Sabem que a produtividade da sua organização depende diretamente de si mesmo e da sua equipe de trabalho. Toda ação da liderança tem uma reação na organização de igual força. Isso pode ser percebido na expectativa que líderes e gestores tem de si mesmos e dos grupos que lideram. Quando o líder tem alta expectativa de si mesmo, alta aspiração, alta consideração, o grupo revela uma conduta dentro desta expectativa também. A liderança e seu time estão conectados por grossos fios invisíveis. É poderosa esta abordagem de influência.
A impressão projetada em si e na outra pessoa, correta ou não, influência o comportamento de ambos. É como se realinhássemos a realidade de acordo com as nossas expectativas. A psicologia social chama este tema de profecia autorealizadora, porque quem faz a profecia é, na verdade, quem a faz acontecer. Profecia autorealizadora é a expectativa ou um prognóstico que se faz de alguém, que pode se tornar realidade. Quando as pessoas esperam que algo aconteça, agem como se a previsão fosse real e, assim, o prognóstico acaba por se tornar realidade. Se esperamos que o outro faça algo, será exatamente isso que o outro fará. Os comportamentos de uma pessoa refletem e confirmam as impressões que outra pessoa tem dela.
Uma expectativa, prevendo o que o outro fará, de uma dada maneira involuntária, poderá levar com que a outra pessoa se comporte daquela maneira. Por exemplo, se uma pessoa foi ignorada por outra, porque esta a considera “fechada”, ela provavelmente se retrairá e não acrescentará nada de novo à conversa. Por outro lado, quando um ser humano é definido com “aberto e falante”, as percepções e os comportamentos das outras pessoas em relação a ele serão neste sentido. Este se comportará como sendo uma pessoa de fácil comunicação.Isso acontece porque as expectativas moldam o comportamento.
Visto isso de uma maneira prática: a expectativa dos gestores afeta o desempenho dos colaboradores. Quando o gestor espera coisas positivas de si próprio e da sua equipe, todos tendem a fazer coisas positivas. Porém, quando o líder tem expectativas negativas, provavelmente também tenderão a fazer coisas negativas. Para se extrair o melhor potencial do seu grupo, um líder eficaz, acredita na sua capacidade e na de seus colaboradores, que possuem potencial técnico, intelectual e emocional para desempenharem suas posições. Quando encorajados, motivados e capacitados darão o melhor de si. O inverso também ocorre. Quando é fornecida pouca responsabilidade, pouca oportunidade, pouco treinamento, pouco estímulo, as pessoas se comportarão dando o mínimo de si.
Por tanto, se um líder tratar a si próprio e ao seu grupo com altas expectativas e produtivos, como pessoas capazes de realizar determinadas atividades, perceberá que os comportamentos realizados, serão exatamente o esperado. Porém, se o líder estiver sempre com baixa estima, baixa energia, buscando desculpas, ou em busca de defeitos, erros, ou culpados pelos problemas, as pessoas trabalharão com medo e a produtividade cairá, e certamente encontrará mais erros, problemas e culpados.
Este princípio poderoso é aplicável, não só no ambiente organizacional, mas também é válido e percebido nos ambientes familiares, escolares e políticos. A expectativa que pais, mães, irmãos, diretores, professores e a população em geral passam aos filhos, irmãos, alunos, cidades, estados e países, é o que provavelmente acontecerá. A profecia será realizável, como foi projetada. A saída disso será a tomada de consciência sobre o que é projetado e em quem, e uma educação apropriada.
Já parou para pensar nisso? Esse conteúdo pode ser útil para você? O que pensa sobre isso?