Influenciadores digitais: será que influenciam mesmo?
Minha visão sobre influenciadores digitais
O termo ''influenciadores digitais'' nunca esteve tão em alta dentro do mercado de marketing como agora. Enfim, será que é uma boa estratégia?
Segundo pesquisas da Ipsos, 95% dos profissionais de branding acreditam que a interação entre marcas e influenciadores tem grande importância.
Mas é bom as marcas estarem atentas para alguns fatores importantes:
- O influenciador digital tem ligação com a minha marca?
Marcas estão contratando influenciadores pelo nível de popularidade e não verificam se o conteúdo e tom de voz do influenciador digital tem ligação com a sua marca. Por isso que a campanha não dá certo e não possui engajamento.
Por exemplo, se sua marca é ''divertida e cool'', um influenciador digital ligado ao humor é certeza de sucesso. Segue campanha muito bem feita pela Oi, estrelada pelo youtuber Whindersson Nunes, que caiu na graça do pessoal mais jovem.
- Pense na possibilidade de influenciadores digitais de nicho
Dependendo do nicho que a empresa atua, acredito ser muito mais vantagem contratar um influenciador de seu segmento.
Por exemplo, para uma marca de roupa é muito mais vantagem contratar uma blogueira de moda, porque ela conhece seu público.
- Preste atenção no engajamento do influenciador e não nos seguidores
Agora todo mundo quer ser popular e infelizmente nessa busca rápida pelo sucesso, fazem a compra de seguidores. Ou seja, pode ser um ''influenciador fake''.
- Marketing da empresa deve fazer uma boa estratégia
O Marketing da marca deve fazer um bom planejamento e aproveitar o influenciador digital realizando um boa estratégia.
Esse é o meu posicionamento em relação aos influenciadores digitais. Funcionam para as marcas? Sim, mas com certos cuidados.
Gostou do artigo? Compartilhe e coloque sua opinião nos comentários.
Saiba mais em: www.publicitariadigital.com.br