👩🏼‍🚀Inovação corporativa e as boas práticas para incorporá-la na sua empresa

👩🏼🚀Inovação corporativa e as boas práticas para incorporá-la na sua empresa

Você sabe o que é inovação corporativa?

Antes de responder essa pergunta, você precisa ter claro sobre o que é inovação. Longe de ser adoção de uma nova tecnologia, implantação de um novo software ou compra de um supercomputador capaz de decolar foguetes da SpaceX. Inovação é a capacidade de criar, desenvolver e implementar novas ideias, produtos, serviços ou processos que gerem valor para os clientes, os colaboradores, os parceiros e a sociedade em geral. Ou seja, é uma peça essencial para o sucesso e a competitividade da sua empresa no mercado, que não é segredo, está cada vez mais dinâmico, complexo e exigente.

Empresas que inovam se diferenciam dos seus concorrentes, pois atendem às necessidades e expectativas dos seus consumidores. Além, de claro, aumentarem a sua produtividade e eficiência, reduzirem seus custos e riscos, melhorarem a qualidade e a sustentabilidade, através de novas oportunidades de negócio e crescimento.

Parece simples, não? Mas não é!

Pois, não existe uma fórmula mágica ou única para se levar a inovação para dentro do coração da sua empresa. Mas, te garanto, existem algumas boas práticas, que podem te ajudar e muito nesse processo. Vejamos algumas delas:

• Cultivar uma cultura de inovação

Inovar deve ser um valor compartilhado por todos na organização, desde a liderança até a base. Isso significa estimular a criatividade, a curiosidade, a experimentação, a colaboração, a diversidade, a aprendizagem, o feedback, a tolerância ao erro e a melhoria contínua. A cultura de inovação também envolve reconhecer e recompensar as iniciativas e os resultados inovadores, e criar um ambiente propício e seguro para que as pessoas possam expressar e testar as suas ideias.

• Adotar uma abordagem centrada no cliente

A razão da existência das empresas é o cliente, e por isso o seu ponto de partida e chegada para qualquer inovação deve levar em conta uma abordagem centrada no cliente. Entenda profundamente quem são os clientes, o que eles querem, o que eles valorizam, o que eles sentem, o que eles esperam e o que eles vivenciam em relação aos produtos, serviços ou processos da empresa, demita os clientes tóxicos. Para após isso, envolvê-los no processo de inovação, seja por meio de pesquisas, entrevistas, observações, testes, protótipos, feedbacks ou co-criação. Entenda e procure sempre resolver às suas dores, desejos e sonhos. Pois, só assim você gerará satisfação, fidelização e recomendação. “Não procure clientes pra seu produto, encontre produtos para os seus clientes - Seth Godin”

• Explorar novas tendências e oportunidades

O mundo está em constante mudança, e as empresas devem estar atentas e antenadas às novas tendências e oportunidades que surgem no mercado, na tecnologia, na sociedade, na economia, na política, na cultura, no meio ambiente e em outros campos. As novas tendências e oportunidades podem representar ameaças ou desafios, mas também podem representar fontes de inspiração, diferenciação, inovação e vantagem competitiva. As empresas devem monitorar, analisar, avaliar e aproveitar as novas tendências e oportunidades, adaptando-se ou transformando-se conforme a necessidade e a conveniência.

• Aprender com os erros e os sucessos

A inovação é um processo que envolve riscos, incertezas, experimentos, testes, erros e acertos. É uma jornada, que requer aprendizagem constante e contínua. As empresas devem aprender com os seus erros e os seus sucessos, identificando as causas, as consequências, as lições e as melhorias que podem ser feitas. Devem também compartilhar e disseminar os seus aprendizados, tanto interna quanto externamente, para que possam ser aproveitados por outras pessoas, equipes, projetos ou organizações.

Essas são apenas algumas das boas práticas que podem ajudar a sua empresa a possuir processos com inovação no seu dia a dia. A inovação não é responsabilidade de apenas uma vertical ou determinado departamento, mas sim é uma questão de estratégia, de cultura, de investimento, de foco, de oportunidade e de aprendizagem, que deve ser perene em toda companhia. E vou além... A inovação é uma questão de sobrevivência e de sucesso.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Triângulo Ventures

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos