Inovação e Cultura Organizacional
Vivemos em uma realidade cada vez mais volátil, onde a inovação cerca todas as dimensões da nossa vida, dos produtos que atendem nossas necessidades fisiológicas até os serviços e a forma que buscamos atender nossas necessidades de autorrealização. Por isso, para tratarmos de inovação é importante considerarmos que existem diferentes tipos de inovação e que trazem diferentes desafios a Gestão, são elas:
Fazer um diagnóstico adequado sobre qual a inovação que a empresa enfrentará pode ser fundamental para definir um plano de ação, tanto para preparar os recursos físicos como as pessoas para que isso aconteça.
Para algumas empresas a inovação é um fenômeno natural, enraizado nos valores e compartilhado por aqueles que nela trabalham, enquanto outras são forçadas e buscar este processo para manter-se no mercado e nestas o desafio é ainda maior, visto que a resistência pode estar na própria gestão. A inovação exige das empresas um constante movimento de adaptação, disrupção e desenvolvimento, o que impacta e é impactado diretamente pela cultura organizacional.
Por cultura organizacional compreende-se a energia social que instiga os colaboradores a agirem, promovendo significado e direção, um sistema de valores compartilhados que diferencia as empresas umas das outras. Reflete como os profissionais enxergam a empresa, além de atuar como uma “programação coletiva” da mente dos colaboradores, operando como mecanismo que aprova ou proíbe informalmente comportamentos. Dessa forma se a cultura for resistente ao novo, pode ocorrer maior dificuldade de transição nesse constante movimento pela busca da inovação.
Como você está se preparando e preparando sua empresa para o novo?
Sócia e Head de Cultura e Pessoas na VENTIUR Smart Capital
5 aShow, ótimo tema!!!