Inovação, transformação digital e uso de novas tecnologias

Inovação, transformação digital e uso de novas tecnologias

PFCC - Programa de Formação e Certificação de Conselheiros Board Academy Br.

A inovação tem sido uma meta de diferentes tipos de organizações, assim, em cada realidade, aspectos devem ser observados a fim de fomentá-la, criando um ambiente organizacional em que haja espaços para a criatividade das pessoas e que o sistema de comunicação permita o compartilhamento de ideias, informações, experiências e valores que tenham a inovação como foco principal ou simplesmente eliminar barreiras que podem dificultá-las. Agora afinal de contas o que é inovação?

Inovação é a implementação de um produto, bem, serviço, processo ou método novo ou significativamente melhorado, contribuindo com os resultados dos negócios.

A informação está acelerando tudo, desde o processo de criação de um produto ou serviço, cujos ciclos de desenvolvimento estão mais curtos, até o surgimento de grandes empresas. Um bom exemplo disso são o URBE e o AIRBN, o mundo está migrando do analógico para o digital muito rapidamente, isto gera um crescente nível de incerteza e a necessidade de inovação constante.

Embora exista uma pressão do ambiente que tende a levar as organizações à adoção de novos modelos de negócios, essa mudança não é um processo simples, principalmente em setores mais maduros, por esse motivo, é importante que essas transformações nos modelos de negócios sejam planejadas e acompanhadas de forma a garantir os recursos necessários para que a transformação ou adoção de novos modelos gerem resultados positivos para a organização, principalmente no que se refere à abertura para inovação e geração de vantagem competitiva. Por outro lado nos setores menos maduros, que crescem em um cenário cuja velocidade das transformações é cada vez maior, a adaptação geralmente é mais rápida e muitas organizações já nascem utilizando modelos de negócios inovadores, como é o caso de algumas startups

O processo de inovação e a adoção de um modelo de negócio competitivo é dependente do planejamento estratégico da organização. Esse processo envolve experimentação, construção de novas competências, aceitação das equipes e investimento em recursos tecnológicos. A construção de novas

competências ocorre por meio da aprendizagem organizacional. Portanto, a aprendizagem organizacional tem papel decisivo para o sucesso dos processos de inovação das organizações.

A importância do empreendedorismo também é importante na criação de modelos de negócios inovadores. Um perfil empreendedor por parte da liderança é necessário para o acompanhamento das mudanças e superação das dificuldades impostas pelo mercado.

Cada dia mais as pessoas têm menos tempo de resolver tudo, o mundo muda rapidamente todos os dias, o mundo atual exige coragem para rever paradigmas, ampliar horizontes e reavaliar as relações.

As Oportunidades e Ameaças, desta nova sociedade que está sendo construída inevitavelmente vai gerar grandes oportunidades de crescimento com a vantagem que os benefícios também poderão ser obtidos por empresas pequenas e médias e não somente as grandes corporações.

Diante deste novo cenário podemos afirmar para as empresas e empreendedores “MUDE OU MORRA!”, algumas empresas vão morrer mesmo possuindo conhecimento e uma base de dados robusta, simplesmente porque não democratiza as informações para os seus colaboradores, para que eles possam inovar e fazer a transformação necessária para a empresa continuar competitiva, inovação é acima de tudo OUVIR. A regra do jogo é colocar o cliente no centro da sua estratégia de negócios, receber rapidamente feedback e aprimorar a qualidade dos produtos ou serviços. ESCUTAR o que os clientes querem, Inovar é RESOLVER PROBLEMAS.

Diante da velocidade das mudanças do mundo atual e os avanços tecnológicos, fomos invadidos por uma serie de dados e informações disponíveis em diversos bancos de dados, a INTEGRAÇÃO DOS CANAIS de informação é o primeiro passo para transformação digital nas empresas.

A transformação digital é um processo que deve, necessariamente passar por toda a empresa, mas precisa ser liderada por uma pessoa, aqui o velho ditado “ o boteco tem dono” fará a diferença. Estamos falando de algo mais profundo do que mudar a cultura, estamos falando de integrar diversas ações debaixo de um guarda-chuvas e vamos concordar que não é tarefa fácil.

A mudança de mindset precisa ser feita a partir da liderança, pois é um desafio de mudar as pessoas e alinhar uma cultura digital. Muitas empresas erram acreditando que a transformação digital apenas adquirindo tecnologias novas,

entretanto se você não tiver pessoas preparadas para encarar a transformação como prioridade essas tecnologias não importarão.

O fato é que a transformação digital propõe uma mudança radical na maneira como as empresas operam, incorporando processos digitais que garantam a sua sobrevivência e as mudanças são constantes e rápidas, hoje não se criam estratégias digitais, criam-se estratégia para um mundo digital. O consumidor quer apenas se comunicar com a marca e se a experiencia for boa, maravilha, vamos seguir em frente, caso contrário ele irá consumir de outra marca. Ele não está preocupado se a ação da marca foi on ou off-line.

A transformação digital tem em sua essência a relação entre pessoas e produtos ou marcas, ela é um processo na qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar seu desempenho, aumentar o seu alcance e garantir resultados melhores e os clientes esperam uma experiencia digital que simplifica sua vida.

Não há nenhuma dúvida sobre a importância da boca a boca, a transformação digital turbina essa experiencia, por meio dela entendemos o que consumidor quer a partir de “rastros” que ele deixa na internet ou nos diversos canais digitais, lembrando que atualmente grande parte dos consumidores se comportam como redes conectadas coesas, todos os negócios devem aprender a explorar o potencial das redes de clientes.

A verdade é que os consumidores tem produzido cada dia mais conteúdo e com isso vão reinventado o “mercado” e assim vão tirando o poder das “marcas” das empresas, o consumidor é soberano, ou você inova e apresenta uma boa experiencia pra eles ou Morre.

Artigo – Inovação transformação digital e o uso de novas tecnologias

PFCC - Programa de Formação e Certificação de Conselheiros da Board Academy Br.

#boardacademy #empresas #networking #esg #compliance #inovação #digital #conselheiro #startup #linkedln #conselho #strategy #startups #business #finances #sustainability #education #venturecapital #innovation #management #socialnetworking

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos