Inovação, transformação digital e uso de novas tecnologias
No mundo atual, já há alguns anos, a inovação faz parte do dia a dia das empresas, independente de seu porte ou tempo de existência. Com essa realidade as discussões sobre inovações e transformação digital saíram do âmbito tecnológico para abranger todas os níveis que compõe a organização.
Com essa amplitude, o board passa a ser demandado para fazer suas análises, definir suas estratégias com foco também neste aspecto.
Importante se faz entender realmente o significado de inovação, e não confundir com conceitos de invenção. Essa confusão acontece porque para inovar é necessário uma boa dose de criatividade e encontrar soluções e atalhos que antes não tinham sido traçados, e muitos acham que isso é inventar.
Então inovação pode sim ser a criação de um produto novo, um serviço novo ou mesmo incrementos significativos em produtos e serviços já existentes, ou seja, melhorar processos, métodos também implicam em inovar. Resumidamente inventar é criar algo novo, 100% original, enquanto inovar é transformar, incrementar, agregar novas ideias e soluções com resultado concretos, mensuráveis.
Independente da inovação estar atrelada a produto ou serviço, um ponto é estar incluída em uma estratégia que vise melhores resultados para o negócio.
A adoção maciça de processos inovadores deve ser devidamente analisada pelo board, sempre buscando atrelar a decisões que visem otimizar as estratégias do negócio, e, que mantenham a empresa adequadamente posicionada no segmento de mercado onde está competindo e manter-se com um movimento constante sustentável, para isto ser uma decisão colegiada adequada pode ser necessário um tempo adequado de maturação, pois o processo de inovação pode ter definições diferentes de acordo com os impactos:
· Incremental: apresenta-se como uma evolução, complementação de melhorias em um produto ou serviço já existente na empresa, mensurando-se os impactos reais deste incremento,
· Disruptiva: uma abordagem diferente que tem por objetivo claro atender uma necessidade da empresa, esta inovação tem a característica de ser escalável, ou seja, pode gerar resultados rapidamente utilizando-se de poucos recursos, opção bastante utilizada por grandes empresas,
· Produtos e serviços: optar pela estratégia de buscar desenvolver produtos ou serviços novos, que tem em sua base levar aos clientes seus produtos ou serviços com novas tecnologias que sejam percebidos,
Recomendados pelo LinkedIn
· Processos de desenvolvimento: inovar através de novos meios de produção e/ou de relacionamento quando se aborda a questão de serviços.
Importante ressaltar que quando se aborda inovação nas decisões estratégicas do board, estas não podem ser fruto do acaso, e, por conta disso precisa-se olhar os impactos organizacionais e suas dimensões. Não sendo um evento fortuito então existem alguns indicadores de mercado que indicam a tomada de decisão pela inovação, e as decisões do board precisam ter uma abordagem sob esses aspectos, a saber:
· Mudanças tecnológicas,
· Mudanças no padrão de consumo,
· Expectativa de aumento de receita,
· Intensificação da competição,
· Expectativa de redução de custos,
· Mudanças de regulamentação,
As decisões do board pela adoção de inovações como estratégia empresarial necessita de ações efetivas para que isso aconteça, e aqui se destaca a necessidade de transparência dessa decisão e canais de comunicação adequados, pois esse processo precisa do engajamento de toda a equipe, e para isso a capacitação é imprescindível, ainda, e não menos importante, precisa-se criar um ambiente organizacional amigável à inovação pretendida e essas implementações de estratégia precisam de um processo adequadamente elaborado para o sucesso, pois não é um fato aleatório ou ocasional, mas precisa ser uma decisão colegiada optando por uma estratégia empresarial buscando resultados.
Empresário, mentor programa mentoria Univates, profissional do mercado de TI, Membro do Board Club
2 aOi JOSÉ VICENTE CARNEIRO FILHO, adorei onde diz: "adoção de inovações como estratégia empresarial necessita de ações efetivas ", que é onde esquecemos muitas vezes.