INSATISFAÇÃO NO TRABALHO
Você é feliz no seu trabalho? E com O SEU trabalho? Um pesquisa feita nos últimos anos aponta “Mais de 80% das pessoas estão infelizes com o seu trabalho.” Mas qual será o motivo que leva as pessoas a não gostarem do seu trabalho? Você provavelmente pode dizer que o motivo é; Porque ganham pouco. Porque tem chefes ruins. Trabalham sobre pressão. Porque não se dão bem com os colegas de trabalho entre demais outros motivos. Porém talvez não seja só um problema externo, claro que todos estes motivos são motivos para causar tal insatisfação, mas existe também um outro ponto que tem passado despercebido entre as pessoas.
Você já se perguntou porque você trabalha? Sua resposta imediata provavelmente seja, “Para ganhar ou ter dinheiro.”. Ok! Mas qual o motivo além disso? Você acorda todos os dias para única e exclusivamente ganhar dinheiro e pagar suas contas no final do mês, e fim? Aqui você me diz; “Nossa, lá vem de novo aquele papo chato de ter objetivos na vida e blá...blá...blá!” E eu te digo. Sim! Todos nós precisamos de um objetivo na vida, precisamos ter um propósito para viver, caso contrário, para que viver?
Então você me pergunta: “O que é ter um objetivo de vida, e para que ter um objetivo?”. Pois bem, tê-lo se faz necessário para dar um sentido para o que você faz. É necessário existir um sentido para o que fazemos, se não por que fazer. Porque você vai à academia? Para entrar em forma, cuidar da saúde. Porque você respira? Para não morrer. E assim sucessivamente, neste sentido precisamos de sentido para o que fazemos, para o fazê-lo.
“Certo!” Você me diz. “Mas como encontrar o meu objetivo de vida?” E a resposta para esta pergunta não é nada fácil, podemos passar anos e anos tentando encontrar nosso propósito de vida, algumas pessoas o encontram mais rápido outros demoram mais um pouco, porém, o importante é procurá-lo. E onde procurá-lo? Em revistas? Jornais? Páginas da internet? No Facebook? NÃO! Você irá encontrá-lo dentro de você. Você deve se conhecer para saber quais são seus desejos ocultos. E vou lhe apresentar 4 perguntas rápidas que irão lhe ajudar a dar um norte na busca ao seu propósito de vida. São elas:
- O que você faz, que faz o seu sangue ferver? Ferver não no sentido de raiva, mas no sentido de você se sentir vivo, empolgado e animado.
- O que você faz, que não vê o tempo passar? Aquele hobby, tarefa ou exercício que você faz, e quando vê já anoiteceu.
- Se você quisesse deixar sua marca no mundo, que marca você deixaria? Pense em algo que você gostaria de deixar como lembrança de seus atos, para conhecidos e amigos. Mário Sérgio Cortella em um de seus livros traz a frase que nos ajuda a pensar: “Se você não existisse, que falta faria?”
Ps.: Não pense nisso sozinho em uma sexta feira à noite depois de beber.
4. O que você faria mesmo que não recebesse pagamento em dinheiro para fazer?
Com estas simples perguntas você já será capaz de começar a procurar dentro de você qual seu propósito de acordar todos os dias. Caso as respostas destas perguntas tenham a ver com seu trabalho, ótimo! Você faz o que gosta, e provavelmente não está insatisfeito com seu trabalho. Mas caso as respostas destas perguntas, não tenham nada a ver com o que você faz atualmente, está na hora de começar a pensar em mudar de vida e ir atrás daquilo que realmente faz seu coração bater.