Inteligência Artificial e o profissional de TI
Imagem de Freepik

Inteligência Artificial e o profissional de TI

A tecnologia avança a passos largos, mas o cenário atual de muitas empresas ainda exige muito trabalho e esforço para ter competitividade, redução de custos e lucros com o auxílio dos sistemas de informação. Existem muitas ferramentas novas, elas são realmente incríveis e cumprem seu objetivo. A Inteligência artificial é a queridinha do momento, a computação na nuvem, o chat GPT, a realidade virtual, a verdade é que as organizações se transformaram. Mas grande parte dos sistemas de informação é sustentada pelos sistemas legados, muita tecnologia dita ultrapassada e as empresas ainda lucram com seus calhambeques tecnológicos alinhados ao pensamento estratégico da organização. Também existem aquelas empresas que estão se arrastando para fazer o legado funcionar e acompanhar a velocidade de resposta que o mercado requer. 

Sejamos realistas, o sistema legado nos trouxe até aqui e muitos deles ainda devem permanecer de suporte, de base firme para as novas tecnologias. Disto isto, o profissional de TI precisa ter jogo de cintura e sagacidade para entender esse ambiente, fazendo com que a tecnologia não seja um impedimento de crescimento, mas que seja uma aliada na expansão do negócio. Acredito que este é um profissional que tem uma base tecnológica boa, que também conhece de ferramentas estratégicas para direcionar o melhor uso da tecnologia em favor da competitividade da organização, através da entrega de produtos e serviços de qualidade que produzem a possibilidade de gerar lucro para a empresa. Sabemos que o profissional da área de TI é formado basicamente pelo estudo e busca constante por conhecimento, pode-se dizer que somos eternos estudantes, até porque se não for assim não conseguimos acompanhar o avanço tecnológico. Entretanto, percebo que existem alguns assuntos que são curinga, para que o profissional entregue um trabalho de qualidade, confiável, que tenha o suporte necessário para o avanço da organização. Mais do que ser uma biblioteca de informações, é importante que o profissional saiba reconhecer quando um sistema legado ainda é produtivo ou é o momento de uma atualização. Entender o momento da organização, juntamente ao pensamento estratégico e objetivos da empresa é fundamental. Em ambos os casos, o profissional que sabe fazer uma boa análise do sistema legado e conhece sobre temas como: arquitetura de software, usabilidade, refactoring; é alguém que pode sim ser a chave para alavancar a vantagem competitiva da empresa e consequentemente aumentar os lucros.

O profissional de TI é quem vai navegar nesses mares tempestuosos de informações vitais da organização, e juntamente com a liderança estratégica trazer as melhores táticas para implementação de ferramentas que contribuem para o crescimento e resultado lucrativo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Juliana Ribeiro

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos