Inteligência Artificial: o futuro é hoje

A Inteligência Artificial (IA) é um dos assuntos mais comentados nas mídias quando o tema é tecnologia de ponta. Provavelmente você já deve ter ouvido falar algo a respeito. Mas você tem ideia do que realmente seja a IA e o que ela pode trazer de benefícios para pessoas e empresas? Por ora saiba de uma coisa, IA já está tão presente em nossas vidas quanto uma conversa pelo Whatsapp. Veremos o que é IA, onde ela está presente e como ela pode gerar oportunidades de mercado com sistemas inteligentes no futuro próximo.

O que é IA?

Os estudos sobre IA começaram logo após a Segunda Guerra Mundial, mas somente em 1956 John McCarthy criou o termo Inteligência Artificial. Atualmente, a IA é composta por diversos campos de pesquisa, que vai do geral (aprendizagem e percepção) até tarefas específicas, como jogar xadrez, demonstração de teoremas matemáticos, direção de carros autônomos e diagnóstico de doenças. Mas afinal, o que é IA?

Em 1950, Alan Turing elaborou um teste conhecido como teste de Turing (recomendo o filme O Joga da Imitação para conhecer um pouco mais sobre Turing). Basicamente o teste tem como objetivo comprovar se um computador é ou não inteligente. O computador passará no teste se um interrogador humano, depois de propor algumas perguntas por escrito, não conseguir descobrir se as respostas escritas vêm de uma pessoa ou de um computador.

Programar um computador para passar neste teste exige muito trabalho e o computador precisa ter as seguintes capacidades: processamento de linguagem natural, representação do conhecimento, raciocínio automatizado, aprendizado de máquina, visão computacional e robótica. Estas seis capacidades compõem a maior parte de IA e mesmo depois de 60 anos o teste continua relevante.

Responder em poucas palavras o que é IA não é uma tarefa fácil, mas em resumo se pode dizer que IA é um ramo da ciência da computação que tem como proposta a criação de dispositivos que simulem a capacidade humana da raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, ou seja, a capacidade de ser inteligente. Algumas disciplinas contribuem com ideias, pontos de vista e técnicas para a IA: Filosofia, Matemática, Economia, Neurociência, Psicologia, Engenharia de Computadores, Teoria de Controle e Cibernética, Linguística. Portanto, IA não é uma área de estudo isolada, ela conta com a colaboração de profissionais de diversas disciplinas.

Onde está a IA?

Você já dever ter digitado algumas vezes para os seus contatos no Whatsapp a palavra “Bom” e após dar um espaço ele sugere “dia” ou “trabalho”, por exemplo. Como ele sabe que eu queria dizer isso? Pois então, aí está a IA e você nem dava atenção pra ela. Estas palavras são aprendidas pelo aplicativo e depois sugeridas como as possíveis palavras que você usaria.

Este é um exemplo simples de como a IA está ao nosso redor, mas ela também já é utilizada na previsão de demanda de produtos da cadeia logística, em carros inteligentes que ajusta a temperatura e a posição dos espelhos, no reconhecimento facial em aeroportos, no mercado financeiro prevendo o movimento das ações, na saúde detectando doenças, em sites de vendas ou no Netflix recomendando produtos ou filmes, respectivamente. A IA já está nestes dispositivos e a tendência é estar presente cada vez mais na vida das pessoas.

Com o surgimento mais recente da computação quântica em conjunto com outro conceito conhecido como Internet das Coisas (IoT, em inglês) por exemplo, a IA tende a ampliar o seu potencial tecnológico, contribuindo com novas tecnologias jamais imaginadas pelo homem. Os economistas classificam o momento atual como a 4ª. Revolução Industrial, que é marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Estima-se que já em 2020 a IA irá movimentar US$ 47 bilhões principalmente em virtude do setor bancário. Segundo estudos da Gartner os investimentos em tecnologia com IA devem gerar US$ 2,9 trilhões em novas oportunidades de criação de valor para as empresas até 2021. E também pode trazer para as empresas uma economia de 6,2 bilhões de horas perdidas com tarefas repetitivas.

Qual o futuro da IA?

A transformação digital já é uma realidade para muitas empresas que enxergam na IA e outras tecnologias uma grande oportunidade de crescimento dos negócios e a manutenção da competitividade no mercado. Por conta disso, muitas destas empresas já reservaram uma parcela importante no orçamento dos próximos anos para investir exclusivamente em pesquisas e desenvolvimento. Segundo a visão destas empresas o investimento em soluções inteligentes pode melhorar a produtividade, liberando os profissionais de determinadas atividades para canalizar sua capacidade nas tarefas de criação e inovação.

Um fator importante a considerar é que todo avanço trás consigo riscos. Porém nem sempre é uma tarefa fácil identificar os riscos para que sejam eliminados, mitigados ou até mesmo transferidos para empresas de seguro, que tem como principal serviço a aceitação dos mais variados riscos. Neste ponto a IA pode ter uma utilidade significativa para seguradoras e companhias no geral quando aplicado pelo menos dois dos principais conceitos de IA: reconhecimento de padrões e aprendizagem de máquina (Machine Learning, em inglês).

Trabalhar no desenvolvimento de sistemas inteligentes que utilizam estes dois conceitos pode, por exemplo, buscar por padrões em sinistros no ramo de automóveis, aprender através de Machine Learning e propor uma análise de risco muito mais próxima da realidade, levando em consideração variáveis importantes que até então eram ignoradas. Com isto o prêmio do seguro pode ser melhor ajustado e o segurado pode receber informações mais precisas de como reduzir os riscos.

É claro que este é apenas um exemplo de uso da IA executando por uma aplicação que no mercado de seguros ainda não existe. Mas o fato é que esta possibilidade existe. E muitas outras coisas podem ser feitas para melhorar a vida das pessoas, que é o grande objetivo da IA.

E você, já pensou em como colaborar com esta evolução? Os sistemas inteligentes estão aí para ajudar as pessoas, mas Inteligência Artificial não será nada sem inteligência natural de cada um de nós.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos