INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA TECNOLOGIA QUE CHEGOU PARA FICAR, E MUDAR.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA TECNOLOGIA QUE CHEGOU PARA FICAR, E MUDAR.

Robôs, metodologias inovadoras, aplicativos capazes de transformar realidades ou viagens a lugares nunca explorados. A tecnologia realmente tem o poder de fascinar e intrigar as mais diversas gerações, e ela continua nos surpreendendo a cada dia.

A Inteligência Artificial tem ganhado destaque em muitos ramos do mercado, e não é à toa. Com um desempenho surpreendente e uma alta capacidade de adaptação, as I.A’s têm se mostrado como uma alternativa excepcional para empresas que buscam por modernização.

Se engana quem pensa que as inteligências artificiais são novidade. Suas primeiras conceituações aconteceram ainda na década de 50, quando a sociedade se deslumbrava com as possibilidades que um mundo cada vez mais tecnológico permitiria.

E é claro que as empresas souberam se apropriar desse conceito emergente e logo passaram a contar com a criatividade para trazer cada vez mais usos à essa ferramenta.

Hoje separamos alguns exemplos promissores de usos de inteligências artificiais para lhe inspirar. Quem sabe depois dessa leitura, você acabe tendo uma ideia que vai mudar a forma como a sua empresa se comunica e se relaciona com seu público?


1. Dai, da Dalius.

Quem nunca entrou em um site para fazer alguma pesquisa de produto e se deparou com uma personalidade em forma de avatar lhe cumprimentando e oferecendo ajuda?

Para muito além da Lu da Magazine Luiza, as assistentes virtuais se tornaram uma verdadeira febre e hoje envolvem boa parte das grandes e pequenas marcas. 

A vantagem é que além de serem totalmente personalizáveis, elas também se adaptam ao perfil tanto da marca quanto do consumidor, oferecendo respostas imediatas e com um repertório gigantesco de diálogos possíveis. 

Um exemplo no mínimo interessante é a Dai, assistente virtual da Dailus. 

A marca de cosméticos queria se conectar com a geração Z e, para isso, investiu em um concurso para que o próprio público escolhesse a nova representante da empresa. Foram diversas candidatas, e a vencedora foi a Dai: uma personagem forte, repleta de personalidade e que se comunica de um jeito leve. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 Dai, assistente virtual da Dailus


2. Smart City Laguna.

Já se tornou comum encontrar lojas, estacionamentos, mercados e até condomínios inteligentes. Mas você já imaginou as possibilidades de uma cidade inteira se posicionar dessa forma?

Pode parecer uma utopia, mas já existem diversos projetos de testes envolvendo cidades inteligentes, incluindo uma aqui mesmo no Brasil.

Trata-se da Smart City Laguna, no Ceará. A cidade conta com uma área de aproximadamente 300 hectares e foi idealizada por um grupo italiano. Além da tecnologia de ponta em todos os aspectos da vida cotidiana, o espaço também se preocupa com questões como sustentabilidade e democracia, criando um ambiente totalmente planejado para garantir aos moradores o equilíbrio excepcional entre trabalho e lazer.

Entre as muitas facilidades, e aplicações de IA podemos encontrar um chatbot dedicado a informar e educar a população a respeito do dia a dia da comunidade, bem como atividades políticas. Dá vontade de pegar as malas e voar até o Ceará, não é mesmo?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 Smart City Laguna


3. Atendimentos no Hospital do Câncer de Barretos.

Que atire a primeira pedra quem nunca enxergou uma injustiça ou se incomodou durante uma fila para o atendimento médico. A situação é extremamente comum, mas não precisa (mais) ser assim.

Uma prova disso é a parceria entre o Hospital do Câncer de Barretos e a Startup Data H, que se uniram para desenvolver um método para aliviar esse transtorno aos seus pacientes.

O resultado foi uma Inteligência Artificial que analisa uma série de dados para desenvolver uma ordem de prioridade de atendimento de maneira justa e concreta. 

A ação mostra que as I.A’s não são apenas facilitadores de compras ou experiências, mas também podem se transformar em alternativas que contribuem para aspectos essenciais como a saúde dos brasileiros.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Hospital do câncer de Barretos

4. MeuPortuguês.

 Como falar de Inteligência Artificial sem citar a área da educação? Esse é um dos ramos com mais benefícios partidos dessa tecnologia, que por sua vez, mudou a forma como milhares de pessoas acessam e assimilam novos conhecimentos.

A verdade é que quando programada com estratégia e planejamento pedagógico, esse avanço é capaz de intensificar técnicas de aprendizado e criar uma experiência lúdica e muito mais intensa. 

Um caso interessante é a plataforma digital MeuPortuguês, uma ferramenta gratuita que através de uma inteligência artificial, consegue apontar e corrigir problemas de concordância verbal, erros de ortografia e até mesmo pleonasmos. Uma mão na roda de quem quer desenvolver suas habilidades de redação, não é mesmo?

Também é possível personalizar suas preferências para que o aplicativo conheça seu estilo de escrita e de trabalho. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Anúncio da plataforma MeuPortuguês


5. iSPORTiSTiCS.

Brasileiríssima, a Startup iSPORTiSTiCS indica em seu site :

Seu propósito é tornar ferramentas tecnológicas de ponta e padrão global acessíveis desde um time de bairro e pequenos clubes de todos os esportes, a federações e confederações, chegando a publishers, brodcasters e marcas de grande porte, com o objetivo de otimizar performance de audiência e ativação de negócio

Voltada ao estudo de material audiovisual esportivo através de uma inteligência artificial, a companhia busca chegar o mais próximo possível da interpretação humana de cada atividade. Uma meta ousada, mas que ganha força diariamente com o avanço constante da tecnologia envolvida e o aumento na demanda desse tipo de serviço. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 Imagem institucional da iSPORTiSTiCS.


Tecnologia de ponta, cada vez mais próxima da sua realidade. 

A ideia de que a inteligência artificial é só para os grandes nomes do mercado já está mais do que ultrapassada. Com soluções estratégicas e programas adaptáveis, hoje as empresas que fornecem esse tipo de serviço já entenderam que o futuro está em disponibilizar essa vantagem para o maior número de companhias.

Por isso, nunca foi tão fácil e acessível realizar o desenvolvimento de uma inteligência artificial voltada ao que a sua marca precisa. Seja para criar laços com o consumidor, potencializar atendimentos e produtos, conhecer mais o seu target ou até mesmo melhorar a vida da comunidade ao seu redor, vale a pena analisar as possibilidades disponíveis no mercado e estudar se é o momento de implementar uma nova fase no seu negócio.

São nestas novas fases que podemos ajudar !

-

Sobre o autor

Alexandre Carrasco é fundador da empresa Repensando Negócios onde atua como consultor organizacional nas áreas de estratégia, sustentabilidade/esg e inovação. Possui mais de 20 anos de experiência como executivo e consultor em organizações como AES Brasil, Elektro e Bureau Veritas.

O trabalho que realiza baseia-se em teorias como pensamento sistêmico (Peter Senge), Teoria U (Otto Scharmer), conceitos de inovação, excelência operacional e mudanças de modelos de gestão conciliando a competência técnica com aspectos humanos e sociais necessários à consecução de resultados sustentáveis e duradouros.

Veja mais em: br.linkedin.com/in/carrascoalexandre



Maria Cristina Costa, CAMA

Diretora de Operações na Duplo Mais Soluções com expertise em Gestão de Negócios, ênfase em Gestão de Ativos.

3 a

Sensacional, Alexandre! Sempre aprendemos tanto com vc!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos