A Inteligência Artificial vai substituir os designers?

A Inteligência Artificial vai substituir os designers?

As redes sociais estão cheias de designer afirmando que a inteligência artificial é apenas uma ferramenta para o trabalho do designer, não uma substituição do ser humano, porém, para uma maioria iniciante é preocupante o fato de saber que a I.A está cada dia mais evoluída e pensando como um homem. Mas de fato, é preocupante?

Também penso que as I.As são apenas ferramentas de auxílio ao trabalho do designer, assim como as ferramentas para construção civil, um exemplo é a parafusadeira elétrica e a chave de fenda, você pode usar a chave de fenda para montar um móvel porém vai demandar mais tempo e esforço, diferente da ferramenta elétrica.


Imagem criada com I.A

Isso me faz um montador de móveis menos profissional? Todo avanço tecnológico pode ser visto de duas maneiras, ou uma ameaça ou uma oportunidade. Há séculos atrás o carro com motor a combustão, o avião, lâmpadas, motocicletas e muitas outras invenções não foram tão facilmente aderidas pela população, houve resistência assim como acontece as I.As nos dias de hoje.

A Inteligência Artificial é uma oportunidade não uma ameaça, ela pode fazer com que sua criatividade seja mais explorada, com mais facilidade e velocidade, um exemplo disso é o preenchimento generativo usado pelo Adobe Photoshop, o que antes lhe demoraria horas para fazer uma manipulação, adicionando uma figura não existente aquela imagem, hoje apenas com algumas palavras e ajustes você consegue alcançar resultados muito satisfatórios, porém a ferramenta não exime o usuário, o fator humano continua sendo necessário e sempre será.

A ferramenta não funciona sem um operador.

Imagem criada com I.A


Relação entre I.A's e designers iniciantes.

A preocupação de novos designer gráficos é o fator substituição, "o que sei fazer é o que a ferramenta faz". Como agir então? Nesse início os clientes prospectados não tem verba e muitos deles usam de ferramentas como estas para criar os próprios posts para redes sociais (que é o serviço mais comum aos iniciantes).

Mas a I.A nunca será um substituto e sim um facilitador, se uma pessoa quer te contratar e diz que poderia fazer, ou já faz com inteligência artificial, e diminui sua importância no trabalho, caia fora, quem rebaixa seu valor não quer pagar.

Não se desespere, há espaço para todos, no Brasil empresas abrem o tempo inteiro em velocidade muito alta, o empreendedorismo se tornou uma ponte para alcançar os objetivos financeiros de muitos.

Esteja bem posicionado e atualizado, prospecte e não desista, clientes certos irão chegar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Diogo Nascimento

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos