Inteligência emocional
Para falar de inteligência emocional precisamos entender a diferença entre emoções e sentimentos. As emoções são manifestações incontroláveis da nossa mente que nos fazem agir e reagir diante dos acontecimentos. Trata-se de fenômenos que envolve nossos pensamentos e a liberação de hormônios pelo corpo que alteram rapidamente o padrão da respiração, pressão sanguínea, pupilas, respiração, suor etc. Já o sentimento é como interpretamos e guardamos as emoções diante de um acontecimento, ex. medo, raiva, alegria, tristeza, amor etc.
O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?
Capacidade de compreender as emoções em si e nos outros, escolhendo melhor os sentimentos para agir de maneira mais construtiva.
COMO FAÇO ISTO?
Aprendendo a interpretar as emoções da melhor maneira criando sentimentos positivos. Esta mudança de comportamento fará com que seja possível reagir melhor diante dos acontecimentos.
Exemplo prático
Diante de um acidente você provavelmente se sentirá nervoso, inseguro etc. Até aqui é o seu inconsciente que está no controle, porém de forma consciente você pode escolher o sentimento que será associado a este fato. Se escolher guardar um sentimento positivo irá focar nos fatos positivos do acontecimento, como se sentir grato e confiante por ter pessoas ajudando ou por você mesmo poder ajudar. Se tornarmos esta escolha um hábito nosso cérebro será treinado, fazendo com que a positividade se torne um comportamento constante.
QUAL BENEFÍCIO DE DESENVOLVER INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?
- Reduzir o stress
- Viver uma vida mais harmônica
- Ser mais confiável
- Ser uma pessoa inspiradora
- Ser eficaz no gerenciamento das suas relações familiares e profissional
Acesse meu blog www.inspirandogente.com.br e descubra outras reflexões com base na neurociência.