Intentona Bolsonarista de 8 de Janeiro de 2023

Intentona Bolsonarista de 8 de Janeiro de 2023

No dia 8 de janeiro de 2023 o Brasil foi palco da Intentona Bolsonarista, como ficou conhecida. Uma série de ataques, invasões e depredações foram protagonizadas por bolsonaristas extremistas, que buscavam instigar um golpe militar contra o governo eleito de Lula. O que eles queriam era restabelecer Bolsonaro como presidente do Brasil após derrota nas urnas.

Cerca de 4 mil bolsonaristas radicais saíram do Quartel-General do Exército que estavam acampados e marcharam em direção à Praça dos Três Poderes escoltados pela polícia. O conflito com os policiais do Distrito Federal que estavam na Esplanada dos Ministérios foi inevitável, resultando na ruptura da barreira de segurança. A multidão ocupou a rampa e a laje de cobertura do Palácio do Congresso Nacional, invadindo e vandalizando o Congresso, o Palácio do Planalto e o Palácio do Supremo Tribunal Federal.

O STF (Supremo Tribunal Federal) classificou os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023 como atos de terrorismo. Cerca de 400 pessoas foram detidas no dia das invasões e outras 1,2 mil no acampamento de manifestantes no dia seguinte (9). Até março de 2023, dois meses após o ocorrido, 2.182 pessoas haviam sido presas por participação e envolvimento nos ataques.

O governador Ibaneis Rocha exonerou o secretário de segurança pública e ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres. O presidente Lula assinou um decreto autorizando intervenção federal no DF, que durou até o fim do mês (31 de janeiro). O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou o afastamento de Ibaneis, decisão que foi revogada em 15 de março de 2023.

Representantes do governo Lula condenaram o ocorrido, prometendo identificar e punir todos os responsáveis, quem financiou os atentados e quem os instigou nas redes sociais. Líderes de diversos partidos brasileiros e governantes internacionais repudiaram a invasão, comparando-a à invasão do Capitólio dos Estados Unidos, que ocorreu em 2021 e à Intentona Integralista (um golpe de estado fracassado da Ação Integralista Brasileira (AIB) contra o governo do presidente Getúlio Vargas durante o Estado Novo no Brasil em 1938).

Diversos movimentos sociais convocaram atos de repúdio à invasão e em defesa da democracia, realizados em várias cidades do país em 9 de janeiro, mobilizando milhares de pessoas. Eu, inclusive, estive presente no ato de São Paulo. Somos todos pela democracia sempre!

A Intentona Bolsonarista de 8 de janeiro de 2023 permanecerá marcada na história como um ataque à democracia brasileira. O país enfrenta agora não apenas os desafios de reparar danos materiais, mas também de fortalecer as instituições democráticas, os três poderes e garantir que eventos como esse não voltem a acontecer ao longo dos anos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos