Interdependência e Mudança

Interdependência e Mudança

Quando criança ouvi muito que a única coisa certa na vida era a morte e que mudar era inevitável. Ao longo da vida percebo que a mudança está presente em tudo, o tempo todo e de várias formas, e ouso dizer que isso é em si uma grande oportunidade. O mundo tornou-se mais complexo e instável e ter agilidade para lidar com esta nova realidade, em que, como nos aponta Ricardo Guimarães, a interdependência se torna cada vez mais clara e importante, faz com que a mudança seja não apenas oportuna, mas desejada.

Ouvindo a Monja Coen explicar a visão do budismo sobre a transitoriedade da vida fica um pouco mais claro compreender que desenvolver maior consciência requer aceitar a mudança. Seja a mudança de atitude, principalmente diante das dificuldades, seja a mudança de condições econômicas e políticas, ou de mercado, ou mesmo de padrões e tendências como vemos com cada vez mais velocidade no mundo, faz com que a capacidade para administrar a mudança em contexto de crescente interdependência, aprendendo com os erros, construindo a partir dos avanços e mantendo a criatividade, torne-se uma habilidade muito desejada.

Segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), estamos vivendo a quarta revolução industrial, em que novas tecnologias estão aproximando os mundos físico, digital e biológico de tal forma que está mudando a maneira como produzimos, trabalhamos e interagimos com as pessoas. Estamos no meio dessa grande transformação. Aliás, somos agentes dessa mudança!

No encontro regional do WEF que ocorreu de 16 a 17 de junho, em Medellin, na Colômbia, foi discutido como a América Latina e, consequentemente seus líderes, poderiam abraçar esta oportunidade e contribuir para o seu desdobramento na região. Questões como educação, empreendedorismo, combate à corrupção, comércio foram discutidas à luz desse cenário global que requer inovação e visa prosperidade e crescimento com inclusão.

Dias depois, a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) realizou em Cancún, no México, uma reunião ministerial sobre a Economia Digital: Inovação, Crescimento e Prosperidade Social. Com a escalada da conectividade global e o avanço da internet das coisas, é preciso ter políticas públicas que possibilitem a adoção de novas tecnologias, com abertura e transparência, mas também segurança e privacidade. Confiança e colaboração são essenciais para que os investimentos de fato gerem inclusão e prosperidade.

Muitos dos líderes demonstraram claramente a atenção de seus países com o cumprimento das Metas do Desenvolvimento Sustentável, que passa pela geração de um ambiente propício à inovação, com regulação adequada, que promova a colaboração, o crescimento e reforce a capacidade de adaptação a mudanças.

Os temas não são novos, muito pelo contrário. Há muito que se sabe que educação, colaboração, inovação, desenvolvimento de talentos e de novas tecnologias precisam ser endereçados de forma séria e com visão de longo prazo. O desafio é manter-se atualizado em meio a tantos novos conhecimentos que surgem a cada instante e conseguir avançar as agendas tanto local quanto global de maneira sustentável, no tempo adequado, valorizando a interdependência, com o devido apoio às mudanças necessárias.

Se mudar gera resistências no nível individual, quem dirá no nível dos países e do mundo como um todo! Em tempos de tanta divisão e opiniões conflitantes, somente a cooperação com o entendimento de que a realidade é transitória e interdependente permitirá encarar as mudanças de maneira harmoniosa e ativamente torná-las instrumento para a construção de uma vida melhor. 

Cássio Valério Soares

Diretor Adjunto do Ideiando.com - Propagando idéias para um Mundo melhor

8 a

Estou encantado com os seus textos. Meus parabéns!

Sergio Sgobbi

Diretor de Relações Institucionais e Governamentais na Brasscom - Associação Brasileira das Empresas de TIC

8 a

As pessoas se conectam digitalmente e assim há o efeito da multiplicação geométrica das conexões e seus impactos...e os líderes se reúnem presencialmente.

Gutemberg Uchoa

Gov. Relations, Strategic Leadership, Business Development, FDI Attraction, Internationalization.

8 a

Excelente análise! Estamos diante de grandes mudanças. Nos deparamos a cada dia com novos desafios cujas soluções já não se apresentam pelas vias convencionais com que estávamos acostumados a lidar. Novos paradigmas na educação, a ambivalência do lasseiz-faire, obsoletismo de algumas profissões, mudança de hábitos. Creio que, a exemplo do Forum Econômico Mundial (WEF) que considera a Era de uma nova revolução Industrial, creio que Alvin Toffler diria se tratar da Quarta Onda no seu "Choque do Futuro". Estejamos preparados!

Lucineia Lopes Mourão

Gestão no setor financeiro incluindo pessoas , contas a pagar ,contas a receber, analise de credito , assistente fiscal apuração de impostos , lançamentos e recolhimentos de impostos .

8 a

No atual cenário politico e ecônominco em que todos nós estamos vivenciando tenho plena convicção de o povo esteja se conscientizando mais de que se faz necessário a mudança de comportamento e uma reeleitura enquanto seres humanos. Estamos num pais semi falido(..) com dirigentes sem propósitos de gerir uma nação , com dirigentes corruptos bem como empresas corruptas uma via de duas mãos ... Um pais que não valoriza a educação e a saúde como poderá sobreviver a globalização e ao avanço que se faz tão necessário. A mudança já esta acontecendo doa a quem doer . Evolução já ! ´Esplendida sua colocação de que a mudança individual é dificil , imagine numa nação , devemos encarar com otimismo e cada uma fazendo a sua parte de maneira harmoniosa que chegaremos lá ... Parabéns!

Edson Vieira

Diretor na EVCT- Edson Vieira Consultoria e Treinamento - Contador CRC 1SP 070199/O-8 / Adm CRA SP 39.119

8 a

Enquanto nós não aumentarmos o nosso nível de consciência vai ser difícil. .Os nossos mandatários estão dando muitos maus exemplos e isto mostra que o nível de consciência é muito baixo. Precisam deixar de se enganar com ilusões e ganancias de acumular riquezas que não poderão levar, pois, caixão não tem gaveta para levar nada. Já falei muito. obrigado Adriana pela sua análise muito consistente.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos