Interesse Nacional
Erra quem pensa que as limitações que, organismos internacionais e países, querem impor nas atividades econômicas na área amazônica refletem apenas seus interesses.
Erra também quem considera que as ações desenvolvidas pelo governo federal sempre correspondem ao que se considera interesse nacional.
Interesse nacional é uma expressão difusa. Não há, nem haverá, interesses que correspondam aos desejos de todos brasileiros. Há sim, interesses que vão ao encontro da vontade da maioria dos brasileiros. Que dizem respeito a melhora das condições gerais de vida da população. Quanto menor o interesse contrariado, e respeito aos interesses da maioria, mais podemos afirmar sobre “medidas de interesse nacional”.
Certamente as medidas tomadas pelo presidente do Ibama, Eduardo Bim, e respaldadas tanto pelo ministro, quanto pelo presidente, não correspondem aos interesses nacionais. Bim promoveu reunião com uma comitiva de empresários do setor madeireiro do Pará, dias antes de afrouxar as normas para exportações de madeira nativas sem autorização do órgão. Entre esses empresários estão duas empresas que juntam devem mais de R$ 2,6 milhões em multa.
É um caso flagrante de que os interesses nacionais de brasileiros podem sim ser defendidos por países e organismos internacionais e atacados pelo governo brasileiro.
Infelizmente é o que estamos vendo em todos setores.