Internet das Coisas e a sua Privacidade.
São dois assuntos batidos e muito discutidos em grupos de inovação e tecnologia. A facilidade de, em um futuro muito próximo, possuirmos dispositivos pessoais com acesso à internet, compartilhando informações sobre nossa saúde, nossas ações e costumes, nos tornando cada vez mais acessíveis e vulneráveis ao mesmo tempo. Acredito que na mesma proporção.
A facilidade de sermos diagnosticados a distância, de possuirmos geladeiras que fazem reposição de produtos automaticamente, de seu carro avisar a sua casa que você está voltando e que é para deixar a TV ligada em seu canal preferido. Essas e muitas outras aplicações vão facilitar a vida, porém como tudo, não existe almoço grátis. Você será cobrando por isso, e com algo que até pouco tempo atrás, não imaginávamos que pudesse ter valor. Nossa Privacidade.
Imaginem as informações da saúde das pessoas, nas mãos de grandes indústrias farmacêuticas, que podem utilizar esses dados para fabricação ou não de produtos. Até que ponto toda essa gama de dados estando em poder de organizações privadas e governos podem ajudar ou não a humanidade. Isso sem falar na segurança da Informação que com o advento da internet, se mostra cada vez mais vulnerável.
Talvez esse seja um dos grandes assuntos a serem discutidos nos próximos anos, vamos deixar de calcular o ROI ( Return On Investment) para começarmos a pensar no ROE ( Return On Enviroment).
Ok, não podemos ser pessimistas, a internet e sua utilização como qualquer outra grande revolução tecnologia humana, tem seus pontos positivos e negativos. Basta acreditarmos no bem que toda essa revolução nos trará para aceitarmos, mesmo sabendo das consequências que são inevitáveis.