Investimento em Experiência do Cliente ganha relevância no setor financeiro
O período de isolamento fez da digitalização mais que uma tendência. O processo se tornou fundamental para a sobrevivência de empresas em diversos segmentos.
Não poderia ser diferente no setor financeiro. O fenômeno foi marcado por um engajamento de empresas em tecnologias para aprimorar a Experiência dos Clientes (CX) nas plataformas.
A transição para o serviço financeiro virtual já causou seu primeiro impacto. A partir dessas experiências, é possível identificar quais pontos do atendimento devem passar por um processo de melhoria.
A Microsoft conseguiu um retrato desse cenário com o levantamento Tendências da Experiência do Cliente em Serviços Financeiros: Um Estudo de Pesquisa. Foram entrevistados, em janeiro de 2021, representantes de bancos, seguros e empresas do mercado de capitais.
De acordo com a análise dos líderes do setor, a personalização, inteligência artificial (IA) e autoatendimento estão entre os principais focos de investimento para uma CX mais eficiente.
Veio pra ficar
As relações pessoais estão sendo trocadas em definitivo pelas digitais. Os clientes de 73% dos entrevistados têm 50% da interação com a instituição pelas redes. Diante de tamanha demanda, a busca pela modernização das plataformas também se tornou um padrão.
51% das lideranças indicou que suas empresas adotam algum tipo de inteligência artificial e 28% devem passar a usar. Apenas 45% estão satisfeitas com o atendimento aos clientes, classificando-o como “muito consistente”.
Recomendados pelo LinkedIn
Novos objetivos
Guiar o atendimento de acordo com as preferências e necessidades dos clientes se tornou determinante para o sucesso da experiência. Para alcançar esse resultado, trabalha-se com a inteligência artificial para a customização.
O objetivo é que a plataforma se adeque rapidamente, captando as ações do navegante sem precisar recorrer a abordagens muito padronizadas. Além do aumento na eficiência, os recursos de uma experiência personalizada são revertidos na empatia do cliente, demonstrando grande potencial para fidelização.
Por isso, a tecnologia de personalização em tempo real é tida como prioridade entre empresas que aumentaram o investimento em CX de 2020 para 2021.
Próximos passos
Se você estiver interessado em saber mais sobre o estudo e seus resultados, baixe o relatório completo.
O Microsoft Cloud for Financial Services reúne recursos com segurança em várias camadas e cobertura abrangente de conformidade para oferecer experiências diferenciadas ao cliente, melhorando a colaboração e a produtividade dos funcionários, além de gerenciar riscos e modernizar sistemas centrais.
E se você precisa de uma solução completa para sua plataforma, conte com a ajuda da InfoWorker, que é Microsoft Partner nível Gold em Cloud Productivity. Para contar com sistemas eficientes e oferecer um serviço de qualidade é só entrar em contato!
Consultor Comercial da Wisetech Totens Interativos | Terminais de autoatendimento
3 aMuito show o artigo Josney Rodrigues Lara .·. !!! 👏