INVISTA EM DESTRUIÇÃO CRIATIVA

INVISTA EM DESTRUIÇÃO CRIATIVA

Todo investimento feito a longo prazo implica numa aposta sobre o futuro. Dessa forma, as melhores empresas para investir são aquelas que estão criando o futuro, ou seja, desenvolvendo tecnologias e soluções que serão implementadas.

Quando li a biografia de Elon Musk quando ele nem figurava nos primeiros rankings da Forbes, eu imaginei que ele se tornaria o homem mais rico do mundo. Os negócios que ele possui se dedicam a criar um novo futuro.

O facebook, que agora se chama Meta, tem sido alvo de muitas críticas. Mas, ninguém duvida que o reposicionamento da empresa é radical e muito inovador, uma aposta enorme numa tecnologia que ainda precisa ser implementada.

Hoje pode parecer não fazer sentido, e o timing dessa mudança pode até ter sido precoce, mas, talvez a empresa não queira entrar numa nova onda, mas sim criar uma nova tendência, sendo pioneira dessa nova área.

Afinal, depois que Mark mudou o nome do Facebook para Meta, o Metaverso se tornou tema em muitos lugares, e muitas empresas passaram a se posicionar nesse novo segmento.

O que é novo gera um frenesi e exageros. Terrenos no Metaverso estão custando milhões de dólares. Não há parâmetros que justifiquem esses preços, pois não há certeza sobre quando e quantos usuários irão aderir a tecnologia.

Ainda é muito caro ter os aparelhos necessários, mas, acredito piamente que o Metaverso é o futuro. E diante disso ninguém duvida que a empresa de Mark será uma das mais bem sucedidas daqui a vinte anos.

As empresas que não se reinventaram não existem mais. Kodak, Xerox, Sony e tantas outras que lutaram contra a inovação, não estão aí nem para contar história. É o poder da destruição criativa identificada por Joseph Schumpeter.

À medida que o tempo passa ela se torna ainda mais forte. Portanto, invista em empresas que provocam destruição criativa, ao invés de se apegar a dinossauros em perigo de extinção.

Sobrevive quem se adapta.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos