Por Que Todo Escritório de Advocacia Precisa de uma Estratégia Comercial Eficiente
Aqueles que acham que a advocacia não necessita de um processo comercial estão enganados.
Infelizmente quando se fala de vendas, muita gente tem paradigmas e preconceitos com o que se trata, mas isso reflete uma falta de conhecimento.
Vendas se refere a um processo de comunicação que leva o cliente a contratar seus serviços. Este processo precisa ser um caminho simples, fácil e seguro.
Se você não tem um time dedicado a isto, então está deixando muito dinheiro na mesa.
Um escritório escalável precisa ter dentro de si uma verdadeira "máquina de vendas". O que não é a realidade da imensa maioria.
Muitos donos de escritórios de advocacia, principalmente de pequeno e médio porte, ainda vivem a angústia de ter que "correr" atrás de cliente.
A advocacia possui limitações comerciais por parte da OAB, mas quem disse que o código de ética precisa ser violado?
É proibido fazer publicidade nos moldes que outros serviços. Mas, quando você entende que o seu processo de comunicação tem que ser de atração e não de promoção, seu jogo muda.
Há vários meios de atrair as pessoas certas, através dos canais certos, com a linguagem certa.
Saber identificar tais questões é o caminho para ter vendas recorrentes em seu escritório.
" Você sabia que 70% dos escritórios de advocacia perdem oportunidades de negócios por não possuir um processo comercial estruturado?"
Recomendados pelo LinkedIn
Técnicas de Persuasão
Quando se fala em persuasão logo nos vem a mente a figura de alguém que quer enganar.
Claro que há muitos charlatães por ai, mas entenda que a mesma energia elétrica utilizada num hospital para alimentar máquinas de respiração, é utilizada para matar criminosos na cadeira elétrica.
O problema não está na ferramenta, mas sim em como ela é utilizada.
Como Advogado Fechador de Contratos (Closer) eu percebi, na prática, que a maioria das pessoas possuem medos infundados e vivem em sua zona de conforto.
Eu ficava estarrecido com alguns clientes que tinham dúvidas em investir numa ação judicial que iria mudar a vida deles.
Foi aí que minha ficha caiu para a importância de se utilizar os chamados "gatilhos mentais".
Tratam-se de formas específicas de se desenvolver a comunicação, levando o cliente a um caminho de clareza e resolução.
Se há um problema ele precisa ser resolvido e você, nobre advogado(a), precisa saber passar isso para o cliente.
É claro que a advocacia é uma atividade de meio, mas o cliente não entende isso e se você não souber explicar perderá a oportunidade.
Eu utilizo ao menos 5 (cinco) gatilhos mentais nos meus atendimentos.
No próximo artigo direi quais são.
Enquanto isso, assine minha newsletter e fique de olho por aqui.
Um abraço.
Engenheiro Mecânico e de Produção - FEI PUC/SP
1 mAté 2030, as atividades que representam hoje 30% das horas globais trabalhadas poderão ser automatizadas, uma tendência criada pela IA generativa, que irá aprimorar a maneira de como os profissionais atuam. O suporte de escritório, o atendimento ao cliente e o emprego em serviços de alimentação poderão diminuir. São estimadas mais de 12 milhões de transições ocupacionais até 2030. À medida que as pessoas deixam suas atuais funções, poderão se reposicionar em outras atividades, até ocupar posições com salários mais altos e, para isso, precisarão de habilidades adicionais para fazer esta transição. É inegável que a natureza do trabalho irá mudar. (Fonte: McKinsey & Company).