Invista pelos motivos certos
Quem investe #temcopinhatemmundial
Não. Não vou falar sobre futebol, mas sobre investimentos. Passei uma semana em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, muito feliz em acompanhar os jogos do Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2021. O tema de hoje, no entanto, é outro.
Já escrevi em outro artigo que investir é aplicar dinheiro em produtos que gerem receita para você no futuro. A receita pode vir de juros (quando você investe em CDB, títulos públicos, fundos de investimento, planos de previdência privada etc.), de aluguéis (quando você adquire um imóvel com a intenção de alugar para inquilinos), ou de dividendos (quando você recebe uma parcela dos lucros ao investir em ações, fundos imobiliários, fundos de investimento em participações ou um negócio próprio).
Pensando que você goze de uma situação financeira relativamente estável, na qual muito provavelmente receberá dinheiro todos os meses, por que, ainda assim, é interessante que você tenha investimentos financeiros? Por que não gastar toda a renda do mês, se no mês seguinte você receberá dinheiro novamente?
Vou listar aqui um motivo ruim e três motivos bons para você investir.
1) Investir para ter mais dinheiro
Esse não deveria ser o motivador para você investir seu excedente. Isso porque o dinheiro deve ser um meio para se conquistar objetivos, e não um fim em si mesmo. Ter mais dinheiro ou ter muito dinheiro e não saber o que fazer com ele não vai te deixar mais feliz. É provável que você tenha a ânsia de acumular cada vez mais, e isso pode ser mais estressante do que saudável.
2) Investir para estar preparado para imprevistos
Aí sim! Esse deveria ser o primeiro objetivo de todos os investidores: montar uma reserva de emergência. Nós nunca sabemos quando o próximo imprevisto vai acontecer, mas temos certeza de que sempre ocorrerão situações inesperadas em que você vai precisar de dinheiro para resolver.
Há vários exemplos de imprevistos, como problemas de saúde com você, familiares ou mesmo pets; multas de trânsito, reparos do seu carro ou moto, caso você dirija; consertos em casa; perda de receita se você é profissional autônomo ou empreendedor; desemprego para os assalariados; e por aí vai.
Quanta coisa... É por isso que é importante estar preparado financeiramente para o caso de um imprevisto (em algum momento ele vai acontecer), sem ter que depender de parentes, amigos, bancos ou agiotas. Lembre-se de que momentos de necessidade são péssimas ocasiões para negociar.
Quer ver um exemplo? No ano passado eu tive tendinite no ombro, precisei fazer uma infiltração e meu plano de saúde não cobria o medicamento. E, se eu não tivesse a minha reserva de emergência, quais seriam as minhas opções? Continuar sentindo dor? Pegar dinheiro emprestado com meu cunhado? Tomar crédito em banco? É uma opção pior que a outra...
Recomendados pelo LinkedIn
3) Investir para quando parar de trabalhar
Talvez você não pense em parar de trabalhar (é o meu caso), mas um dia isso vai acontecer. Pode ser daqui a décadas, pode ser quando você tiver 90 anos, mas você não conseguirá trabalhar e ser produtivo para sempre.
Quando esse dia chegar, se você não tiver o seu próprio dinheiro, dependerá, basicamente, de parentes (geralmente filhos ou irmãos) ou do INSS. É assustador pensar em uma vida dependente de favores dos outros, principalmente quando sua saúde física não estará mais 100%. Dinheiro para aposentadoria não é um luxo, mas uma necessidade.
Escrevi em outro artigo sobre a ascensão e a queda do meu pai, uma pessoa que trabalhou bastante, ralou muito, conseguiu ganhar bastante dinheiro, mas hoje é aposentado pelo INSS, recebe menos de um salário-mínimo por mês e teve que baixar drasticamente o seu padrão de vida. Infelizmente, o exemplo dele não é um caso isolado.
4) Investir para realizar sonhos
Todos nós temos sonhos, que podem ser trocar o celular, comprar ou construir a casa própria, viajar, pagar boas escolas ou faculdades para os filhos, empreender etc.
Normalmente, nossos sonhos são caros e não cabem na renda mensal, então precisamos separar uma parte do dinheiro para que um dia possamos realizar esses sonhos.
Aqui entra a minha viagem para Abu Dhabi, que eu comentei lá no início. Eu não nasci em berço de ouro, nem sempre ganhei bem, mas desde cedo aprendi a não gastar tudo e a investir o excedente. Com esforço próprio, curti o meu time do coração jogando pelo título mundial.
Não foi desta vez que o Palmeiras foi campeão, porém mais um sonho meu foi realizado. Vou usar a hashtag #tenhocopinhatenhomundial, pois tenho a liberdade de acompanhar meu time, seja em São Paulo, seja nos Emirados Árabes Unidos. Afinal, eu investi para isso.
Investir é para ter liberdade. Investir é para ter segurança. Investir é para ter qualidade de vida para sempre.
Invista pelos motivos certos e seja feliz
Vigisan Serviços Administrativos Ltda
2 aLiao Yu Chieh, CFP® principalmente quem vive no Brasil precisa fazer uma boa reserva financeira. A de emergência, a de médio prazo e a de longo prazo.