IPCA: O despertar da força, fraca

IPCA: O despertar da força, fraca

Quando esperamos que a inflação possa retornar dando sinais de força para a recuperação da economia, ela se mostra fraca. Depois da divulgação do menor IPCA de um mês de janeiro desde a criação do plano real, as perspectivas de mercado para os próximos meses continuam estáveis para a inflação.

Estimativas de Mercado para o IPCA

Sem grandes variações, o Relatório Focus divulgado ainda no dia 02 de fevereiro trouxe 3,94% para 2018 e manteve 4,25% para 2019. As Top 5, empresas que mais se aproximam das estimativas, também mantiveram suas projeções em 3,90% para 2018 e 4,25% para 2019, muito alinhadas com o mercado em geral.

IPCA de janeiro

A inflação de janeiro divulgada pelo IBGE veio abaixo do esperado (0,40%) ficando em 0,29%. O acumulado em 12 meses se estabeleceu em 2,86%, continuando abaixo do piso da meta determinada pelo BACEN (3%).

Quem acelera e quem freia o IPCA de janeiro?

⬆ O segmento de alimentos apresenta leve aceleração em janeiro, no entanto menor do que o esperado, tendo sido o principal responsável pelo IPCA ter vindo também abaixo do esperado.

Apesar da desaceleração de 0,02 p.p na composição geral do IPCA, os combustíveis e reajustes de transporte público continuam impactando fortemente o índice, mantendo praticamente as taxas dos meses anteriores, com janeiro deste ano tendo ficado em 1,10% contra 1,23% de dezembro do ano passado.

⬇ Vestuário foi o principal segmento de desaceleração inflacionária no mês de janeiro.

O segmento de habitação também contribuiu para a desaceleração com a redução nas contas de energia elétrica no período de janeiro.

O que esperar de fevereiro?

A inflação esperada pelo mercado para fevereiro está entre 0,40% e 0,44%. No entanto, se considerarmos os meses anteriores, os resultados divulgados e os resultados esperados têm sido frustrados, geralmente para baixo. A inflação tem tido dificuldades em reagir. A inflação baixa é boa por um lado, mas também mostra que a economia não tem reagido como esperado. Por outro lado, as autoridades monetárias acabam por ter margens de manobra para criarem medidas para incentivar e aquecer a economia. Ficamos no aguardo dessas medidas e da reação econômica e dos empregos. A única medida em pauta no momento é a reforma da previdência, que na verdade não aquece diretamente a economia, mas ajuda no quesito confiança, podendo atrair capital e investimentos.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos