ISO 37001: pela transparência das operações
Não é de hoje que o Brasil, a oitava maior economia do mundo, tem buscado mecanismos para elevar a transparência e a percepção da nação fora do país. Porém, de acordo com os acontecimentos vividos nos últimos anos na esfera política nacional, ainda há muito o que se fazer para alcançar esse objetivo.
Para se ter uma noção, de acordo com Índice de Percepção da Corrupção (IPC), em 2018, o Brasil piorou e caiu 9 posições, ficando em 105º lugar no ranking elaborado pela organização Transparência Internacional, que avalia a percepção da corrupção no setor público em 180 países. Esse foi o pior resultado do país desde 2012.
É fato que ainda temos um longo caminho pela frente. Porém, no setor privado já há muitas possibilidades e atitudes a serem tomadas para elevar o nível da governança das companhias. Uma delas é a implementação da ISO 37001.
Criada em 2013, em Londres, e publicada em 2016, a norma fornece requisitos e diretrizes para a implementação de um Sistema de Gestão Antissuborno ou Anticorrupção, podendo ser aplicada em pequenas, médias e grandes empresas, assim como instituições públicas e privadas. Seu principal objetivo é apoiar as organizações a combaterem o suborno por meio de uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis, com os requisitos definidos pela norma e pela própria organização que visa implementá-la, por meio de políticas, procedimentos e controles adequados para tratar com os riscos relativos ao suborno, com base em uma série de medidas, tais como:
· Criação de uma política antissuborno, bem como a supervisão de seu cumprimento;
· Treinamento de profissionais voltados para a cultura anticorrupção;
· Avaliação de riscos perante parceiros comerciais;
· Implementação de rígidos controles financeiros.
Em busca da melhoria contínua dos nossos serviços, garantindo a confiança e gerando os melhores resultados para nossos stakeholders, iniciamos, na LPC Latina, o processo de certificação ISO 37001. Com isso, estamos aperfeiçoando os controles internos para nos adaptar aos padrões internacionais em combate ao suborno em todas as suas formas, focando em políticas claras e investimento em Compliance, a fim de garantir que as nossas atividades estejam isentas de práticas de corrupção. Atualmente, já estamos certificados nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, prezando pelo Sistema de Gestão Integrado (SGI).
Se você se interessou pelo assunto, recomendo a leitura do arquivo oficial sobre a ISO 37001 desenvolvido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), disponível no link: http://bit.ly/33RDPla