Isolamento aumenta o número de denúncias de Lei Maria da Penha
Diante de um quadro novo e de incertezas, a pandemia do novo coronavírus no ano de 2020, trouxe também o isolamento social, responsável por potencializar sentimentos dentro da maioria das pessoas.
Então, preocupações a cerca de renda, cuidados com a saúde mental, física, assim como, outros fatores aumentaram ainda mais. E dentro de muitos lares brasileiros, a violência doméstica também se marcou presente, aumentando o número de denúncias para o número 180 em cerca de 40%.
Dessa forma, há que se pensar na importância de discussões frequentes sobre o assunto e como podemos proceder caso nos deparemos com uma situação de violência doméstica.
O que causa o aumento de casos de Lei Maria da Penha durante a pandemia?
Antes de mais nada, é preciso ressaltar que a Lei Maria da Penha protege todas às vítimas que sofrem de violência física, moral, psicológica, sexual e de patrimônio. Sendo assim, considerada uma das leis mais importantes da legislação brasileira.
No caso da pandemia do novo coronavírus no ano de 2020, o isolamento social foi decretado com meio de proteção para manter a saúde pública de forma mais controlada visando reduzir o número e expansão de contágios, assim como, internações e mortes pela COVID-19.
Nisso, outros setores sociais foram afetados, principalmente, o econômico e o psicológico, aumentados também pela tensão provocada pela convivência, assim como o receio econômico desencadear comportamentos já presentes, mas, de formas mais leves.
Então, ao invés de buscarem formas mais saudáveis para resolução das questões familiares, aquelas famílias que já lidavam com a violência doméstica e aquelas que ainda não tinham entrado nesse ciclo, se encontram diante de um novo quadro de violência.
Recomendados pelo LinkedIn
O que fazer em caso de violência doméstica?
No mês de abril de 2020, com apenas 1 mês de isolamento social devido a Pandemia do novo Coronavírus, os casos de denúncias da Lei Maria da Penha tiveram um aumento de cerca de 40% se mantendo em constante crescimento desde então.
Isso porque, devido a presença constante dos agressores dentro dos lares, a vulnerabilidade das vítimas se manteve em aumento, o que explica o número de denúncias para o 180.
Por isso, o Ministério Público vem desenvolvendo vídeos de ajuda, assim como, sistemas de alerta disfarçados para que as vítimas possam relatar os crimes sem sofrer retaliações por parte dos agressores.
E essas iniciativas foram abraçadas por diversas empresas como as lojas Magazine Luiza que, incluíram um botão de denúncia de violência doméstica dentro do canal de compras do aplicativo da loja, visando dar mais segurança e proteção as vítimas.
Dessa forma, embora seja uma situação complicada para todos os brasileiros, nada justifica a violência doméstica, devendo todos os casos que se enquadram na respectiva legislação serem denunciados ao 180, assim como, procurar ajuda e proteção das entidades correspondentes.