ITAÚNIBANK ???
O Itaú Unibanco , vai renovar a sua operação digital iTi (bom nome), para tentar combater o avanço das #fintechs , sobretudo o Nubank .
Tenho uma teoria sobre a escolha do nome NUBANK por David Vélez (fundador):
Como boa parte do mundo, Vélez deve ter sido um fã de Ayrton Senna e por conseguinte, do icônico boné do Banco Nacional.
O Nacional a certa altura foi incorporado pelo Unibanco e certamente isso chamou a atenção de Vélez.
Assim como eu, Vélez deve ter achado, que Unibanco, é o melhor e mais assertivo nome para um banco. O “banco único” do cliente. Sensacional !!!
Mas claro, assim como eu, Vélez deve ter achado, que se fosse UNIBANK, seria muito mais global.
Quando resolveu abrir a sua fintech, Vélez deve ter pensado em chamá-la de Unibank, o nome perfeito, mas claro, o risco de perder o direito na justiça, era certo (apesar do Itaú, ter encostado o nome).
Mas então, a grande ideia lhe surgiu; não posso usar Unibank, mas posso inverter as letras U e N, excluir o I, e voilá estava inventado o NUBANK.
Perfeito!!! Foneticamente UNIBANK e NUBANK, são praticamente iguais.
Agora, que o ITAÚ, começa a sentir o avanço do concorrente e tem que reavaliar a sua operação digital, porque não fazer o que David Vélez não pôde fazer?
Recomendados pelo LinkedIn
Porque não assumir UNIBANK, como a operação digital do grupo?
Perfeito!!!
Já de saída, foneticamente, NUBANK e UNIBANK, são praticamente iguais.
MAS.....UNIBANK, remete a “banco único”, já NUBANK ???
Grande vantagem!!!
O NUBANK ainda não conseguiu fazer um trabalho que dê algum sentido ao seu nome, mas ao criar a conta NU, conseguiu passar ao inconsciente do mercado, que NU, faz parte de algo muito maior chamado NUBANK, embora NU, seja só o nome da conta. Agregou uma enorme confiança à sua operação digital, sem oferecer nada que justificasse efetivamente.
Minha proposta é que o Itaú, assuma o nome “UNIBANK” para a sua operação digital, criando a sua conta “UNI” ou “UNIK”.
Fiz um “rascunho de logo”, em que a história do grupo é contada nas suas cores; A letra “U” em preto do Unibanco, a letra “N” em azul do Nacional, a letra “i” em amarelo do Itaú, e a palavra “BANK” em branco, do agora “banco feito de futuro”, com o fundo laranja.
Claro, que o novo nome, é a “cereja do bolo”, mas claro, que o principal, seriam mudanças significativas na operação e ofertas de serviços, afinal, cereja é legal, mas o povo quer mesmo é comer o bolo.
Mas a receita do bolo, já é outra história!!!
Sugiro repensarem, se não valeria a pena, estudarem um pouco mais o assunto.
Fiquem bem. Miguel Goulão - 11998559112