Já dirigiu com neblina e sem limpador de para-brisa?
SKOPOS COMUNICAÇÃO

Já dirigiu com neblina e sem limpador de para-brisa?

Melhorar e manter os resultados é o que garante sustentabilidade à qualquer organização, seja ela pública ou privada e esse é o principal desafio do líder-gestor. O líder que não apresenta resultados positivos ao longo de uma sequência de períodos, demonstra incompetência no exercício da função de gestor, colocando em risco a continuidade da organização e sua reputação profissional.

Considerando que líder é aquele que obtém resultados por meio das pessoas e de forma ética, o cumprimento da sua missão passa, também, pelo discernimento de quais são os resultados almejados pela organização. É muito comum encontrarmos organizações que não sabem claramente quais são os resultados que pretendem alcançar, principalmente numa perspectiva de longo prazo. Essa miopia em gestão é que direciona muitas empresas a focarem somente nos resultados de curto prazo, que em geral se restringem à medidas financeiras. É como dirigir em um dia de neblina com o para-brisa embaçado.

Obviamente que, se tratando de uma organização empresarial com fins lucrativos, a rentabilidade, lucratividade e até faturamento ocupam o topo da lista dos resultados. Infelizmente, em muitos casos, estes são os únicos alvos pendurados nas paredes de salas e corredores da organização e comumente a imperante miopia dos líderes direciona todos os esforços e recursos para acertá-los a qualquer custo.

No entanto, empresas guiadas por propósito, com líderes-gestores visionários e eficientes, entendem que os resultados financeiros são consequências do cumprimento de sua missão.Um conjunto de objetivos é que configura o tamanho e amplitude dasconquistas da organização e que por sua vez determinam os desafios do líder. E quando estes são claramente definidos, apontam os alvos a serem atingidos e indicam os caminhos que levam na direção dos objetivos e metas.

Os líderes eficazes gerenciam com equilíbrio os resultados de curto, médio e longo prazos, adotam um propósito que servirá de guia a todas as decisões e ações da empresa. Nestas empresas, os resultados vão muito além de saldos financeiros positivos e levam em consideração outros alvos, tais como: a satisfação de todos os seus stakeholders (clientes, colaboradores, acionistas, parceiros, fornecedores e a comunidade do seu entorno); busca de eficiência operacional em seus processos, reduzindo desperdícios, retrabalhos e falta de qualidade em produtos e serviços; o crescimento da fidelização e retenção de clientes; redução dos índices de rotatividade e absenteísmo, bem como o aumento das competências e comprometimento da equipe.

Uma vez que os objetivos e resultados almejados estão claramente definidos, é preciso certificar-se que eles serão alcançados. Metodologias de gestão por indicadores combinados com Sistemas de Gestão que disponibilizam dashboards gráficos auxiliam nessa tarefa. É preciso constantemente checar se o desempenho da empresa está atingindo os índices esperados no planejamento. O líder-gestor que não consulta seu painel de indicadores de tempos em tempos age como um motorista imprudente que decide ultrapassar sem olhar o retrovisor: a pista pode estar livre à sua frente, mas ele pode ser atropelado pelo carro ou caminhão que vêm atrás.

Em nossas consultorias, auxiliamos líderes a definirem seus alvos, como irão alcança-los e quais ferramentas, métodos e processos devem adotar para aumentar a sua produtividade e os resultados da organização. Atuamos para que, além de resultados financeiros positivos, as empresas possam gerar legado em sua trajetória, e isso só é possível por meio de líderes-gestores qualificados e comprometidos com uma sociedade melhor. Para tanto, é preciso manter visível os alvos de longo prazo, sem neblina no “para-brisa da gestão” e ativos os seus “retrovisores”.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Claudinei Alves

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos