Já dizia Raulzito... "É chato chegar a um objetivo num instante."​              Uma reflexão sobre caminhos e metamorfoses.

Já dizia Raulzito... "É chato chegar a um objetivo num instante." Uma reflexão sobre caminhos e metamorfoses.

Hoje estava ouvindo a discografia do grande Raul Seixas enquanto me deslocava para o trabalho, quando em “Metamorfose Ambulante” alguns versos me causaram uma certa inquietação.

E disse Raul: 

“É chato chegar a um objetivo num instante. Eu quero viver essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.”


Ele tem razão. Aqui tem algumas reflexões que nos servem no âmbito profissional. Vejamos! 

Pensa só... O Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, não virou um dia e falou assim: “Ah! Vou correr tão rápido hoje que serei capaz de percorrer 100m em menos de 10 segundos e ser o homem mais veloz do planeta.”, e foi lá e fez no mesmo instante. Duvido! Provavelmente ele definiu um objetivo, definiu estratégias, treinou incessantemente, cumpriu cronogramas até que o objetivo fosse alcançado. Veja, ele passou por todo um processo. Não foi acionado um botão e simplesmente alcançou a glória. Depois de muitos recordes quebrados como velocista, Bolt decidiu que seria jogador de futebol. Você realmente acha que nosso personagem entrou em campo sem passar por um processo de treinamento e aperfeiçoamento? Talvez, para Usain, esse processo tenha sido encurtado devido a sua carreira de atleta, mas certamente precisaria adquirir novas habilidades e isso não iria acontecer apertando um botão. Percebe o valor do processo? 

A geração dos millennials, e falo por mim mesma, tem uma necessidade incontrolável de ser atendida imediatamente sem perceber que o importante não é somente um pronto resultado, e sim todo o processo que você passa até chegar ao alvo. E aqui eu falo de experiência, vivência, entendimento e amadurecimento que se adquire ao longo dessa caminhada. Não adianta sair da faculdade hoje, aos 22 anos, com toda sua bagagem teórica, um CR altíssimo, e almejar ser gerente de uma multinacional até os 28, sem que você passe por um processo de enriquecimento de experiências. O que eu quero dizer também, é que a situação pode ser atemporal, pode-se viver profissionalmente 5 anos em 1, adquirindo experiência suficiente para aos 23 ser gerente, porém entenda que mais importante que o tempo é o processo. Mais do que o querer (alguém não deseja ser bem-sucedido?), é o ESTAR PRONTO para assumir certas responsabilidades. O que você viveu até aqui, te credencia a postular ao cargo que você almeja? Você treinou as habilidades específicas para isso? Ou você confia que só o seu tempo de experiência naquela atividade já te preparou suficientemente? 

Em complemento, o verso seguinte que diz “eu quero viver essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”, traz consigo a reflexão de que é preciso mudar, se reinventar, evoluir constantemente. Ter uma opinião imutável, ao contrário do que creem, demonstra, na verdade, que não se é capaz de refletir e encontrar novas visões. Parafraseando Mario Sergio Cortella, quem acha que sabe tudo, não tem dúvida. Quem não tem dúvida, parece um papagaio que repete tudo e também deixa de enxergar outras perspectivas, cai numa visão míope. Mudar é bom sim! Mudar é evoluir (assim espero, né?). Não tenha medo de refletir e ver que aquilo que você cria ser o certo, hoje pode ter outro entendimento. Isso demonstra, na verdade, um amadurecimento em praticar o exercício da reflexão, entender que algo pode ter mudado de rumo, demandando de você o desenvolvimento de uma nova ótica, proporcionando inovação e adequação às novas perspectivas. 

Então, sim! Eu estou com Raul!

Prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

E não quero virar um botão sem experimentar o sabor da glória. Eu quero ser rica de experiências e vivências únicas que só o processo pode trazer e ser capaz de compreender, em exercícios diários, que o ponto de vista depende da vista de cada ponto. 

Jessica Cristina de França Pereira

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Jessica Cristina de França Pereira

  • Jesus e os ensinamentos de um líder nato.

    Jesus e os ensinamentos de um líder nato.

    Você pode acreditar em Jesus ou não, mas se você conhece um pouco da biografia dessa figura milenar, é notório e fácil…

    8 comentários
  • “DINHEIRO NÃO TRAZ FELICIDADE”

    “DINHEIRO NÃO TRAZ FELICIDADE”

    Provavelmente você já ouviu essa frase alguma vez na vida e ela não fez sentido algum para você. “Como assim dinheiro…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos