Já pensou em como tornar o seu currículo mais atrativo?

Já pensou em como tornar o seu currículo mais atrativo?

Currículo é um documento que nós fazemos desde que ingressamos no mercado de trabalho, mas que ainda é cercado por muitas dúvidas e mitos.

Pode isso, não pode aquilo. O melhor formato é assim, ou é assado.

Cada um fala uma coisa, faz de um jeito e muitas novas tendências vão surgindo, deixando as pessoas ainda mais confusas.

Mas a verdade é que, em média, um recrutador leva 7 segundos analisando o seu currículo e, se em 7 segundos o seu currículo não chamar a atenção desse recrutador, adeus entrevista!

E o que ele olha nesses 7 segundos? Certamente não é sua foto, ou as cores que você usou no seu currículo, mas sim o que realmente importa. Então, como deve ser o currículo ideal, para conquistar o recrutador nesses 7 segundos?

Currículo bom é um currículo objetivo. Que vai direto ao ponto. Sem blábláblá. Sem foto. Sem cores. Sem gráficos. Sem competências comportamentais. Apenas com as informações relevantes para o recrutador e que despertem nele a vontade de te conhecer.

Currículo bom é currículo feito no Word. Não no Canva. Não sei quem foi que inventou que currículo “criativo” é melhor. Chama mais a atenção do recrutador? Chama, mas não de um jeito positivo. Esses currículos coloridos, com imagens, não fazem nenhum sentido, não são práticos e, pior, não passam nos filtros da Inteligência Artificial, então, você pode acabar ficando de fora dos processos seletivos por conta de toda essa criatividade desnecessária que coloca no papel.

Currículo bom é currículo estratégico. Somente listar as atividades que você fez em determinada empresa não é estratégico, é mais do mesmo. Outras pessoas, ocupando o mesmo cargo que o seu, mas em outras empresas, também fizeram atividades semelhantes. Isso não é estratégia. Currículo estratégico é aquele que demonstra os seus resultados. O que você conquistou durante esse período? O que implementou? O que melhorou? O que aumentou? O que diminuiu? O que criou? Isso sim te diferencia dos demais candidatos e transforma o seu currículo em um currículo estratégico.

Currículo bom tem palavras-chave. Sabe aquelas palavras do seu setor que praticamente só quem é do mesmo setor conhece? Os chamados “juridiquês”, “psicologuês”, “marketês”... use as palavras-chave! São elas que o recrutador quer ver no seu currículo e, melhor, elas passam nos filtros da IA.

Sabe aquela famosa frase “menos é mais”? Ela se encaixa muito bem para os currículos. Não precisa colocar aquela experiência profissional que você teve quando ainda estava na escola, se ela não for agregar informação útil ao recrutador.

Pense estrategicamente quando for criar seu currículo, e você terá uma ferramenta excelente para conseguir muitas entrevistas!

Tem mais alguma dúvida sobre currículo? Manda para mim que ficarei feliz em poder te ajudar!


Meu nome é Carla Andrade, sou Psicóloga com especialização em Administração de Empresas e Recursos Humanos. Há mais de 20 anos atuo na liderança estratégica da área de RH de grandes empresas nacionais e multinacionais e também como Especialista de Carreira, para pessoas que buscam experimentar novos ares no mercado de trabalho. Trago nesse newsletter insights importantes sobre Liderança, Carreira, RH e LinkedIn, para quem tem interesse em se desenvolver ou em se reposicionar no mercado de trabalho, assim como curiosidades para quem quer estar por dentro das tendências em RH.

Danielle Rocco

Profissional do mercado de meios de pagamentos há 29 anos - Autorização | Clearing/Base II | Chargeback | Relacionamento com Bandeiras | Emissão/Adquirência/Processadora | Atendimento | Back-Office | Operações

1 a

O famoso “básico bem feito” com informações chaves sempre é o melhor caminho

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos