O Currículo
pixabay

O Currículo

Já tive a oportunidade de observar diversos tipos de currículos, alguns muito bons, outros nem tanto, mas o que faz um currículo ser bom ou não? Afinal, não faltam dicas de como se fazer um.

A verdade é que “depende”. Depende do cargo pretendido, do perfil da empresa contratante, e principalmente, do nível de verdade colocada nele.

Acho muito interessante os modelos criados pelo solicitante da vaga, porém, em alguns casos, o contratante exige o preenchimento de currículo da própria empresa. Seja objetivo e procure não deixar nenhum espaço em branco. Além disso, neste tipo de currículo, sempre há espaço para o candidato se descrever. Aí é que está a mágica e para conjura-la, o principal ingrediente é o bom e velho português. Não vacile e escreva tudo de forma objetiva e sem erros.

Por outro lado, se você tem a oportunidade de criar o seu, seja você mesmo. Mas, como sermos nós mesmos se na maioria das vezes não nos conhecemos? Agora, sugiro que você se conheça, questione-se como se estivesse sendo entrevistado para o emprego dos sonhos. Quais os seus objetivos? O que você pode oferecer para a empresa? Quais seus pontos fortes? Quais seus pontos fracos e o que você faz para melhora-los?

Existem muitas perguntas que se encaixam no processo de autoconhecimento, desenvolva as suas, ou simplesmente “dê um Google” e descubra as perguntas já desenvolvidas. Após responde-las transforme-as em texto e crie a sua carta de apresentação, ali vão estar todas as suas características que o empregador precisa saber. Coloque estas informações no verso do seu currículo e tente utilizar apenas meia página. Na frente deixe informações pessoais e experiências anteriores, acrescente cursos e formação acadêmica. NÃO coloque foto, jamais, a não ser que seja solicitado.

A esta altura seu currículo estará quase pronto, falta apenas um detalhe, o título. É comum currículos com o título Currículo, ou então Curriculum Vitae, todos que o pegarem na mão vão saber que é um currículo, este espaço deve ser utilizado para vender uma marca, você! Então destaque a marca. Sempre comece um currículo com o seu nome, utilize letras maiores e talvez uma cor diferente do restante, pode ser azul ou um tom de cinza, mas cuide para não colorir demais. O importante é fixar sua marca.

A questão é que um currículo deve ser iniciado da forma que você se sentir mais confortável. Comece pelo meio, fim ou pelo começo, mas se coloque no currículo, e no final analise criticamente e faça a seguinte pergunta:

Você o chamaria para uma entrevista através do seu currículo?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos