Janeiro Branco: zelar pela saúde dos empregados também é dever das empresas

Janeiro Branco: zelar pela saúde dos empregados também é dever das empresas

Houve um tempo em que a saúde mental era vista como de responsabilidade exclusiva de cada indivíduo ou grupo familiar, deixando desamparadas pessoas que muito tinham a oferecer em seus âmbitos sociais e profissionais. Hoje, com o entendimento de que a prevenção a problemas como vícios, depressão e ansiedade é uma questão social, cabe ao governo, aos círculos sociais e inclusive às empresas tomarem medidas em prol do bem-estar geral.

Ciente de seu papel na vida de cada trabalhador, a Celesc tem feito sua parte, dedicando profissionais e desenvolvendo ações voltadas a cuidar de seus empregados. Nossa atuação se intensifica especialmente neste período de Janeiro Branco, voltado à conscientização sobre a saúde mental e emocional.

Ao longo dos últimos anos, a Companhia tem encampado projetos diversos nessa área, englobando a ministração de palestras, a divulgação de materiais informativos e a realização de atendimentos sociais. Os trabalhos são desenvolvidos pelo Departamento de Segurança, Saúde e Bem-Estar, por meio da Divisão de Saúde e Bem-estar (DVSB) da Empresa, composta atualmente por três assistentes sociais, uma psicóloga, duas médicas do trabalho e uma técnica de enfermagem do trabalho, todas lotadas na sede da empresa.

Entre seus focos, a Companhia mantém cuidados com os atendentes comerciais, que têm suas condições de trabalho e de saúde avaliadas com objetivo de propor melhorias e promover ambientes de trabalho mais salutares. Esta iniciativa também propiciou a implantação do Grupo de Apoio Terapêutico para Atendentes Comerciais, que objetiva oferecer a eles um espaço de acolhimento, fortalecimento e suporte emocional.

Temos também em vigência o Programa Reaja, que promove prevenção e tratamento à dependência química e compulsões. Em seu âmbito são desenvolvidas ações preventivas, como palestras e serviços assistenciais, como psicoterapia em grupo e individual, avaliação psiquiátrica e, se necessário, internação.

Alguns dos nossos projetos são planejados tendo como base pesquisas realizadas junto aos empregados sobre os temas de interesse para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O feedback recebido dos trabalhadores também ajudou a desenvolver uma das últimas iniciativas da Divisão de Saúde e Bem-estar.

Em 2023, foi feito um estudo de absenteísmo para avaliar as maiores causas de afastamentos de saúde na Celesc. Com base nos resultados, foi elaborado um plano de ação, que contempla a criação de um programa de prevenção, promoção e assistência à saúde mental, que será implantado ao longo deste ano.

Levando em conta as diferentes ações desenvolvidas pela Celesc na temática de saúde mental, podemos considerar que a totalidade dos empregados foi atendida ou impactada pelas ações de alguma forma, seja por meio dos programas, de estudos, das campanhas ou de ações.

Todo esse escopo demonstra nosso compromisso de olhar por nossos empregados de uma forma global. Tendo em vista que passamos boa parte do nosso dia trabalhando, as relações interpessoais estabelecidas no ambiente de trabalho, bem como as condições em que este se realiza, tem grande potencial de impactar a saúde mental dos empregados.

Nessa perspectiva, as ações desenvolvidas pela equipe da DVSB têm o objetivo de contribuir para a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do clima organizacional.

Por Morgana Mariah Darosci, psicóloga CELESC.


Daniel Moura

| Técnico eletrotécnico | Técnico em Proteção |

11 m

Quando vai abri vaga pra celesc

José de Oliveira Fernandes

Neuroscience | Skyrunning-Endurance

11 m

Parabéns! A mente é tudo! Principal ensinamento dos grandes que passaram por aqui, de Sidarta a Henry Ford... Cuidar dela é tudo também.

Li a matéria, estamos engatinhando ainda nesse quesito de prezar pela saúde mental dos colaboradores. Avaliem as atribuições e cobranças das áreas, organograma, principalmente as que viajam muito para exercer determinadas funções. Não existe estímulo para capacitação e tampouco oportunidades de melhorar a qualidade de vida para estes profissionais que ficam longe de suas famílias e amigos. Grato.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de CELESC - Centrais Elétricas de Santa Catarina

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos