JESUS NOS JUSTIFICA NO CALVÁRIO
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. Isaías 53:11
E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Efésios 2:17,18
Na Cruz do Calvário, fomos justificados, remidos de nossos pecado; por um preço inestimável, Jesus nos libertou. E o mais importante, Ele nos abriu o caminho para o Pai , tornando-nos "reino e sacerdotes". Assim temos livre acesso ao nosso Criador, pois o véu que nos separava de Deus foi rasgado ao meio de alto a baixo, e como sacerdotes podemos participar do Concelho de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo). O Santo Espírito de Deus, enviado pelo Messias ressurreto, agora habita em nós - nosso corpo tornou-se santuário de Deus. Todos que creem em Jesus são conscientes de Deus é conosco por meio de Seu Espírito Santo. Então, irmãos, acabaram-se nossos problemas, porque "nossas iniquidades Jesus levou sobre si" no alto do Monte Gólgota, ao expirar e entregar seu Espírito de volta ao Pai. Não acabaram as tribulações e as provas, mas se você compreendeu a "paz evangelizada por Jesus", "a paz que excede todo entendimento", enfrentará todas as adversidades com fé, esperança e confiança, cientes de que nossa morada eterna está garantida, pois:
"...o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus / Que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração." (II Co 1:21-22 ) Glórias a Deus! Maranata!
P.S. A palavra penhor vem do latim “pignus”, por isso se diz credor pignoratício o credor que tem uma coisa empenhada como garantia. Ter todo cuidado para não confundir a palavra “penhor” com “penhora”.
- Penhor é direito real de garantia;
- Penhor se diz empenhada;
- Penhora é ato do oficial de justiça no processo de execução;
- Penhora se diz penhorada.
- Temos também a “Prego”, usada popularmente para substituir o vocábulo Penhor.