Jim Lahey's Final Lesson: Gratidão é a melhor moeda

Como disse John Dunsworth, o intérprete de Jim Lahey, em um dos últimos vídeos dele interpretando o personagem:

"A melhor e mais valiosa moeda é a gratidão: quanto você morre, você morre. É o fim - mas você não estará tão morto assim se tiver contribuído com algo." - Jim Lahey

Outro dia recebemos a ligação de um gerente de uma empresa de energia buscando fornecedores de Telecom/Infraestrutura - só descobri isso depois de atendê-lo (a secretária me passou a ligação achando que era um cliente).

Depois de explicar que não o que ele busca faz parte do nosso portfólio, conversamos sobre as dificuldades comuns na implantação de uma nova planta "no meio do nada" e me dispus a ligar para alguns contatos e tentar ajudá-lo.

Um dia depois, liguei para alguns clientes e fiz uma rápida pesquisa sobre fornecedores campeões que atendem os melhores do ramo e retornei o contato. Depois que passei as informações ele me disse que estava muito grato e perguntou como poderia pagar pela ajuda.

Eu respondi que gratidão é a melhor moeda, a gente não precisa nem cobrar porque de alguma forma as coisas voltam e só o fato dele a demonstrar já considerei o "serviço" pago.

Não sou lunático e sei que nem sempre as pessoas são gratas pela ajuda que recebem - mas não é totalmente culpa delas.

A vida moderna parece ter incentivado o desenvolvimento de uma membrana semipermeável nas pessoas que permite que elas recebam energia do ambiente, mas não consigam retribuir seja pela necessidade de autossuficiência, pela competição, pelo culto ao ego e à persona ou simplesmente por terem desaprendido a fazer isso.

Essa semana este gerente estará aqui em Recife. Tomaremos um café e discutiremos possibilidades de fornecimento e como a rede de contato deles pode nos ajudar a conhecer e apresentar nosso portfólio.

Qualquer contato que ele consiga me apresenta já pagará muitas vezes os minutos de trabalho, os telefonemas e os dois centavos de prosa.

Gratidão é uma moeda valiosa e se você investir o suficiente ajudando as pessoas, o ROI é garantido.

Jonysberg (Berg) Peixoto Quintino

Ph.D. Candidate, R&D Manager, Project Manager, Technical Project Manager, IT Manager

6 a

É isso de que se tratam as boas e verdadeiras relações humanas e profissionais meu caro Hugo. Receberemos na medida exata o que oferecemos, nada mais, nada menos do que isso.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Hugo da Silva

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos