A jornada da Transformação Digital e seus desafios
Ao iniciarmos um projeto dentro de qualquer estrutura organizacional, na maioria das vezes, encontramos um cenário desafiador. Sabemos que toda mudança requer planejamento, engajamento e paciência, e que a alta gestão precisa estar alinhada com os objetivos do projeto que está por vir e com as possíveis dificuldades que o time de implementação enfrentará.
E os projetos de transformação digital não são diferentes, e tornam-se ainda mais desafiadores, tendo em vista o aspecto estratégico e as mudanças culturais que serão propostas.
A jornada da transformação digital precisa iniciar muito antes da escolha de uma nova tecnologia. Em suma, ela deve começar a partir de um desejo estratégico de transformar processos e pessoas, apoiada em tecnologias.
É nesse cenário que precisamos identificar e compreender os agentes da Transformação Digital, observando a importância de cada um deles para o processo e de que forma estarão interligados ao longo dessa jornada. Essa transformação discorrida até aqui necessita estar apoiada em três pilares principais: PESSOAS, PROCESSOS e TECNOLOGIAS.
PESSOAS
É a partir das pessoas que a transformação digital acontece, partindo de iniciativas estratégicas apoiadas em estudos de mercado e em necessidades latentes dentro de suas corporações. São as pessoas que definirão os objetivos e os entregáveis ao longo da jornada, seja em aspecto quantitativo ou qualitativo.
De fato, é importante que elas compreendam a mudança que ocorrerá, o caminho a ser percorrido e as métricas que precisam ser alcançadas para que a transformação digital aconteça e se mantenha de maneira satisfatória.
PROCESSOS
Durante a jornada de transformação digital, é natural que os processos sofram adaptações, para que reflitam na prática a mudança pela qual a corporação está passando.
A digitalização requer uma análise muito detalhada de todos os processos, compreendendo como eles são realizados atualmente (AS IS) e como ficarão após a jornada de transformação digital (TO BE), para que as mudanças propostas impactem da melhor maneira possível nas atividades atuais. Ou seja, mantendo o engajamento das pessoas no projeto e a certeza de que a transformação digital ocorrerá para o benefício de todos.
Recomendados pelo LinkedIn
TECNOLOGIA
Fator preponderante da transformação digital, é extremamente importante identificar a melhor tecnologia ou a mais aderente a cada desafio e necessidade. O entendimento dos processos será fundamental para essa escolha e para a estratégia de implementação adotada.
A tecnologia só fará diferença se os processos estiverem muito bem compreendidos e as pessoas seguras do caminho a ser seguido e das etapas que a jornada terá durante a sua adoção.
Assim, entendemos que cada um dos agentes habilitadores da transformação digital possui importância e características únicas para a jornada.
Também reconhecemos que a harmonia entre cada um deles é fundamental para que o caminho seja construído de maneira sólida, possibilitando a identificação dos benefícios no médio e longo prazo, uma vez que a jornada possui um início muito bem definido, mas um término que dependerá exclusivamente do quão abrangente ela for.
Saiba mais
E por falar em pessoas, processos e tecnologias, em abril deste ano, a SKA apresentou o SKA Connect 2024, cujo tema principal foi a Transformação Digital das indústrias. O evento trouxe os melhores insights para diversos segmentos de empresas. Assista o evento novamente abaixo e prepare-se, porque em 2025 tem mais!