JORNADA DO FUTURO 2
7. Engaje toda a companhia no projeto
Não é porque a revolução é digital que ela deve ser delegada à equipe de TI. Se a ideia é que a tecnologia permeie todos os processos, é preciso que a totalidade dos colaboradores e setores façam parte dessa transformação.
É fundamental que haja um diálogo entre o setor de TI e os outros departamentos. Os magos da tecnologia precisam conhecer exatamente quais são os processos e a demanda do dia a dia para que, em conjunto, planejem estratégias para digitalizá-los.
8. Digitalize a inteligência do negócio
Por muito tempo, a tecnologia foi vista como um meio de otimizar as operações de uma companhia. Automatizar processos, reduzir erros e custos, registrar e integrar dados, organizar a logística.
No entanto, hoje a tecnologia tem aplicações muito mais inteligentes. Ela não pode ser vista apenas como um auxílio operacional ao negócio, mas em uma ferramenta fundamental para a gestão e tomada de decisões.
A condução baseada no feeling ou experiência dos gestores, embora tenha sido a melhor opção ao longo de décadas, ainda é suscetível a erros de percepção e alterações bruscas do cenário econômico.
Atualmente, há ferramentas de Big Data e Business Intelligence capazes de processar um grande volume de dados internos e externos. Desta forma, elas desenham cenários e preveem não só tendências, mas comportamentos do mercado.
Embasada nesses dados, a gestão também se torna digital e pode tomar decisões muito mais precisas. É como orientar os rumos da empresa já sabendo o que vai acontecer no futuro e, por isso, com maiores chances de sucesso.
9. Explore ideias
A transformação digital vai além de “pensar fora da caixa” — é jogar a caixa fora e construir um novo conceito! E isso não se faz sem explorar e apoiar novas ideias.
Por isso, a companhia precisa incentivar iniciativas como Labs e eventos de brainstorm. Junto com a área de negócios ou consultorias especializadas no desenvolvimento de produtos e serviços, deve haver espaço para prototipar, testar, aperfeiçoar e escalar inovações.